Quem é Abel Braga na noite?

Uma geração inteira, no Brasil e fora dele, teve a sorte de ter como parâmetro do bom futebol o Santos e o Botafogo da década de 60, e a Seleção Brasileira da mesma época e a da copa de 70. Abel Braga faz parte desses abençoados! Ele cresceu vendo o time de Pelé, Pepe, Coutinho, entre outros e, segundo ele mesmo, desde então nutre um carinho pelo Peixe – me arrisco a dizer que ele é santista.

Em 1968 Abel foi para o Fluminense, e no maravilhoso ano (para o futebol) de 1970 ele foi “promovido” para o time profissional do time carioca. Como a esmagadora maioria dos técnicos, ele foi zagueiro.  Ainda como jogador, passou pelo Vasco, Paris St.Germain, Cruzeiro, Botafogo…chegou a jogar pela Seleção Brasileira! Enfim, teve uma atuação bem razoável e digna de lembrança como jogador. Mas o que interessa é o Abel técnico.

Com vários altos e baixos na carreira, Abelão já treinou inúmeros times no Brasil, em Portugal, França e, mais recentemente, nos Emirados Árabes. Treinou o Botafogo, o Vitória, Santa Cruz, Internacional, Vasco,  Guarani, Atl. Paranaense, Flamengo, Olympique de Marselha, Internacional de novo. Vários clubes, várias conquistas. Em Portugal tirou o Famalicão da segunda divisão e ficou conhecido como ‘o salvador’. No Brasil, ganhou títulos estaduais no Paraná, Rio de Janeiro e no do Sul. Sua conquista mais notável foi em 2006. Com o Internacional, Abel Braga foi campeão da Libertadores e do Mundial. Desde então ele treina o Al-Jazira.

Tudo indica que Abel vem para o Brasil. Ele quer sair dos Emirados, já que há três anos ele trabalha por lá, e já conseguiu a ser liberado da multa. Qualquer clube que o contratasse, teria seu auxiliar até Dezembro e dai pra frente contaria também com o próprio. O Santos já entrou em contato, tem interesse forte. O São Paulo já entrou na briga. Todo mundo sabe que o clube que mais tem possibilidade de pagar o salário de Abel é o tricolor que recentemente perdeu de três dentro de casa para o Goiás. Mas o Peixe não vai deixar escapar tão fácil. Ainda temos o agravante de Abel ser da geração que viu o melhor futebol já jogado na história. Quem sabe ele não quer repetir como adulto o que ele viu quando era jovem?

Anúncios

2 responses to “Quem é Abel Braga na noite?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s