As mudanças no Paulist______: a) ão b) inha

Arriscando, sem muita pesquisa, um post sobre o novo calendário do Campeonato Paulista, vou começar explicando como vai ser. Esse ano, os vinte times que configuram a séria A1 do Paulista jogam entre eles – sem jogo de volta – em uma espécie de campeonato em pontos corridos. No fim das rodadas, os oito primeiros se classificam pra uma fase de mata-mata – ou só ‘mata’, como disse o PVC. Eu explico: o primeiro colocado joga com o oitavo apenas um jogo, quem perder sai. O segundo com o sétimo e assim por diante. As chaves se cruzam até que a disputa do título, finalmente, é feita em dois jogos.

Contras:

Se uma das ideias era enxugar o campeonato estadual, não deu certo. O paulista – que já teve 50 e poucas datas, já teve 38 datas, e hoje tem 24 – esta menos prestigiado a cada ano e o desejo, acredito, geral é diminuí-lo. Também pelo desgaste de atletas que jogam mais de um campeonato ao mesmo tempo.

Outro ponto é que os quatro primeiros dos oito classificados, podem muito bem garantir a vaga nas finais até o meio do campeonato e depois “abandonarem” a competição. E, além disso, numa eventual viagem para jogo da Libertadores ou Copa do Brasil, o primeiro ou segundo colocados podem perder para os últimos no jogo do ‘mata’ sem chance de recuperação, sendo cortados do campeonato. Para PVC – em coluna na Folha de São Paulo – esse é um campeonato que premia os incompetentes (justamente por isso).

Prós:

O presidente da Federação Paulista de Futebol argumenta quase que sobre todos os pontos. O argumento dele para a não diminuição de datas foi que o Paulista já teve mais de trinta e hoje não chega a 25 [datas]. Mas, se formos por ai, o Paulista já teve mais de 50 datas. Ainda assim é um argumento. Ele diz também que o campeonato não se faz apenas com os quatro primeiros – que se classificariam antecipadamente e depois relaxariam – mas sim com os vinte. Assim, as quatro vagas restantes seriam bravamente disputadas por pelo menos dez outros times. Além dos outros lutando para não cair.

Para Marco Polo del Nero, esse número maior de classificados para a segunda fase e também a ampliação da fase de ‘mata-mata’ deixa a disputa mais emocionante e agitada. Tentando encerrar a falação sobre times que voltam de viagem – se eventualmente os primeiros colocados estiverem jogando Copa do Brasil ou Libertadores -, o Presidente da federação disse ao programa Bate-Bola da ESPN que o regulamento foi posto em mesa com todos os clubes, sendo aprovado por unanimidade.

Torcemos pra funcionar…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s