Eleições na Academia

Hoje, dia 19 de Janeiro, estão acontecendo as eleições para Presidente no Palmeiras. Ultimamente, o clube é considerado a quarta força do futebol paulista – muitos arriscam que seu futuro é ser uma “lusinha”. O novo presidente, quem quer que seja, vai ter vários desafios pela frente, exatamente por essa crise. Um deles é aumentar o ritmo das obras no Parque Antártica e, de fato, terminar a famigerada “Arena”. Além disso, há os altos salários de jogadores, técnico e comissão técnica para administrar. Como se não bastasse, faz parte da Sociedade Esportiva Palmeiras uma diretoria engessada e ineficiente, quase uma máfia italiana – das mais mal administradas. E nem se fala do jejum de títulos que a torcida espera que acabe…lá se vão onze – quase doze – anos sem um título de expressão (apenas o título da segundona e um paulista em 2008).

Os concorrentes são Salvador Palaia (situação), Arnaldo Tirone (oposição) – apoiado por Mustafa Contursi – e Paulo Nobre (ala neutra). As propostas nem são tão diferentes assim. Eu, particularmente, acho que não faz muita diferença quem for eleito já que o “esquemão” do Verdão é sempre o mesmo. E é isso que precisa mudar. Belluzo mesmo foi recebido com animação, eram ares de mudança, era a esperança de vencer os vícios da administração no – com todo respeito – chiqueiro. Como profissional ele [Belluzo] é incontestável, e como torcedor também. Mas o profissional, o torcedor e o cartola se misturaram várias vezes e o Presidente acumulou erros e deslizes.

No Santos, no fim de 2009, uma gestão de dez anos (de Marcelo Teixeira) foi vencida por Luís Álvaro. Um gordinho simpático, com uma oratória e retórica impecáveis, muito bom político. Mas o Laor foi além disso e mostrou-se um bom administrador de clubes. Criou o fundo “Terceira Estrela”, algo como a Traffic ou o Grupo Sonda, um grupo de investidores com muita grana pra dispor formado apenas por santistas. A ideia é usar o dinheiro não para trazer jogadores para o time e depois vendê-los, mas sim manter as jóias que vem da base. Com Neymar já funcionou, o futebol brasileiro torce para funcionar com os outros (inclusive Ganso). Para além disso, o Santos saiu da mesmisse que vinha desde 2004 (último título brasileiro) para ganhar um Paulistão e uma Copa do Brasil com requintes de crueldade e muitos (muitos!!!) gols.

O São Paulo modernizou-se no começo da década passada, inclusive administrativamente, e acabou montando um time forte, regular, com categorias de base de respeito, com um bons técnicos (incluo aqui Paulo Autuori e Muricy Ramalho)…enfim, faturou uma Libertadores, um Mundial e três Brasileirões seguidos. É de se admirar.

O Palmeiras precisa de uma reforma completa na sua diretoria e no conselho. A Academia precisa voltar a ter craques, voltar a ter um Ademir da Guia, voltar a disputar bem os títulos e a ganhá-los. Para isso, repito, é necessário mudar mais que o presidente. Rivalidades à parte, acho que ninguém torce para o Palmeiras virar uma lusinha….

Edição extraordinária à meia noite:
Informação de Paulo Vinícius Coelho: Arnaldo Tirone é o novo presidente do Palmeiras: 158 votos, contra 96 de Paulo Nobre e 21 de Palaia.

Anúncios

4 responses to “Eleições na Academia

  1. Pois é, cara.

    A imprensa, os torcedores do Palmeiras, os torcedores rivais, os conselheiros, os porteiros, os limpadores de piscina, os jogadores, treinadores, cheerleaders e as formigas que curtem andar pelas árvores do CT do Palmeiras sabem o que deve ser feito:

    fazer uma proposta àqueles conselheiros que eles não possam recusar (sacou a referência, han, han?)

    me deu até vontade, e acho que vou republicar aquele post sobre Futebol e Profissionalismo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s