Van der Sar anuncia aposentadoria.

Nesta quinta-feira, o goleiro holandês Edwin Van der Sar, atualmente no Manchester United, anunciou sua aposentadoria em Maio, ao fim da temporada 2010/2011. Esta informação já era ventilada na imprensa, mas só hoje veio uma declaração oficial.

O incontestável goleiro dos Red Devils fez sua estreia na temporada 90/91 pelo Ajax, clube que defendeu 226 vezes (é a equipe pela qual mais disputou partidas oficiais), apareceu como um goleiro que, apesar do tamanho, demonstrava ser bastante ágil. De movimentos leves, ótimas saídas de gol e notável defensor de penaltis, teve uma trajetória extremamente vitoriosa pela equipe, chegando à seleção holandesa.
Sua carreira deu uma guinada com o bom retrospecto na Copa de 98 na França, mas teve um forte golpe quando saiu para uma passagem frustrada pela Juventus. Ficou longe de repetir as atuações  que lhe consagraram 4 vezes como melhor goleiro do campeonato holandês e, não agradando a torcida e nem conquistando títulos, perdeu a posição para Buffon, recém chegado do Parma e atual dono da camisa 1.

Com atuações apagadas na Itália, sua carreira parecia condenada ao ostracismo nas periferias do futebol mundial, ainda mais após aceitar o convite para defender o Fulham. Mas na equipe londrina, com grandes atuações, voltou aos holofotes. Em 2004, depois de uma temporada excepcional, fechou negócio com o Manchester United de Alex Fergusson, que admitiu ser fã do goleiro desde longa data. Lá, com suas atuações seguras e grande regularidade, fecha de vez uma carreira cheia de conquistas com 7 campeonatos nacionais, 1 Copa da UEFA (atual Europa League), 2 Champions League e 2 Mundiais Interclubes.

Em uma longo entrevista a MUTV (canal oficial do Manchester United) o goleiro anuncia sua saida e diz que a decisão não foi tomada por sua idade. Aos 40 anos, ainda se sente em forma (e o mais importante, demonstra isso em campo) . Diz que pretende dedicar-se a familia – o que o fez declinar um convite para juntar-se a comissão técnica – ainda mais após um derrame de sua esposa Annemarie sofreu em 2009 (do qual se recupera bem).

Tchau o/

Tchau o/

Na MINHA humilde opinião, foi o melhor goleiro que vi jogar. Sempre o admirei pelo desempenho em campo e pela figura de liderança, com uma postura discreta mas contundente dentro do elenco. Diz em sua entrevista que “após jogar por tantos anos, chega um momento em que você deve tomar uma decisão“. Afirma não saber quando exatamente foi esse momento, mas sabe que não foi a perda da condição física, a estafa da vida de estrela esportiva, a perda do tesão pelo esporte, mas simplesmente uma vontade de dedicar-se integralmente a família. Esta é uma decisão dificílima para todo jogador profissional, ainda mais para os que estão em plena atividade, disputando competições importantes por grandes clubes. Afeta jogador, clube, torcida, família, e deve sempre ser tomada com grande serenidade (se possível). Próximo post devemos analisar melhor o assunto sobre o “quando parar”.

 

Aguardem =]

 

Por Yuri Moleiro

 

Em tempo:  a quem interessar, o site do Manchester esta dando ótimos preços em peças comemorativas do jogar hehehe (http://www.manutd.com/) e uma pequena homenagem!

 

Anúncios

3 responses to “Van der Sar anuncia aposentadoria.

  1. O Van der Sar já de meu muitas alegrias no video game, e eu também já passei muita raiva (quando quem joga contra mim esta com ele).
    O cara é bom e seja qual for o motivo, é bom saber a hora de parar. Ser um bom jogador de futebol tem essa vantagem de você parar se quiser e não ter problemas com grana nem nada do tipo.
    Legal o post, o cara merecia uma homenagem do blog.
    (:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s