1º Clássico do Ano

Que me perdoe a Portuguesa, mas clássico paulista mesmo hoje, com emoção, só entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. E hoje teremos o primeiro, valendo 3 pontos pelo cada vez mais desvalorizado – mas cada vez mais se firmando – Campeonato Paulista.E todos se lembram que, num passado não muito distante, Santos e São Paulo protagonizavam 1 dos maiores clássicos do país, pois estavam sembre brigando por títulos, tanto regionalmente quanto nacionalmente.
O jogo de hoje vale muito pros 2 lados, apesar do olho gordo de 1 lado pra Copa do Brasil, e de outro pra Libertadores. Os jogadores querem se firmar, o técnico quer tranquilidade, a torcida quer confiança e nada melhor que vencer um rival pra atingir estes objetivos. Além disso, é o primeiro grande teste do ano pra ambos…

O Santos achou um técnico condizente com a loucura tática com a qual atua, ainda que Adílson venha fazendo suas invenções indesejadas em alguns jogos, pode-se dizer que os 2 encaixaram.  Tem um ataque rápido e eficiente e um meio campo de toque de bola, essencialmente. O que faz o torcedor santista botar a cabeça no travesseiro com um sorriso no rosto é o fato de Neymar estar na Seleção e Ganso machucado. Ou seja, o time tem 3 vitórias e 1 empate sem os 2 principais jogadores do time, os quais eu ousaria colocar entre os principais jogadores mundiais atualmente. Isso sem mencionar o Arouca. Mas há um problema crônico que se arrasta desde o início de 2010: a defesa. A equipe da Vila joga com muitos jogadores voltados ao ataque, inclusive os 2 laterais, Leo e Jonathan. Há quem diga que uma derrota em Barueri hoje possa abrir os olhos do presidente Luis Álvaro pra defesa… apesar de eu acreditar que Charles e Arouca no meio campo vão deixar sobrar poucas bolas pra Edu e Durval.

Já do lado do São Paulo a motivação é mais individual. Dagoberto, Fernandinho, Marlos e alguns outros, reconhecidamente bons nomes, ainda não se firmaram como queriam no SPFC. Especialmente Dagoberto, que sempre dá a impressão de estar faltando algo e sempre é o primeiro quando se especula alguém pra sair do time. É bom jogador e tem gana. Falta pra ele sorte, e um crédito um pouco maior. Do banco de reservas, PC Carpegianni tentará repetir o esquema que deu certo contra o Santos em 2010, o qual é o único esquema pra se ganhar do Santos: atacar. Se isso acontecer, nós espectadores isentos podemos ficar felizes… o último jogo foi 4 a 3 com muita emoção.

Como diria o filósofo: “Clássico é clássico, e vice-versa”. Não importa se é pelo Campeonato Paulista, pela Libertadores, pela Copa do Mundo ou uma pelada no futebol de rua, a motivação é sempre diferente, a expectativa é sempre maior e sempre tem muita coisa em jogo, ainda que o Campeonato em si não seja tão desejado.

Na pior das hipóteses podemos nos aquecer pro ano movimentado e diferente que vem por aí.

Por Luis Felipe Ferreira

Anúncios

One response to “1º Clássico do Ano

  1. Queria ver esse jogo com os dois times completos, ia ser mais ou menos igual o outro, como você falou. 4 a 3, 5 a 4…
    Jogo gostoso de se ver, com bastante gol.
    No Santos tem um problema, talvez o Jonathan não jogue por lesão. O Elano disse que joga até engessado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s