O Vexame: as consequências.

*Por Luis Felipe Ferreira

Expostas as causas de longa data que culminaram na eliminação do Corinthians já na Pré-Libertadores, as atenções se voltam para o futuro, a curto, médio e longo prazo. A derrota para o Tolima tem, já consolidadas, consequências muito ruins para marketing, futebol e finanças, mas também gera boa mudança de comportamento na oposição e na mídia setorista do clube.

Além do que já é fato, temos possíveis prognósticos do que pode ocorrer imediatamente e num prazo maior nas principais áreas de gerenciamento do Corinthians.

A derrota na Colômbia imediatamente despertou protestos de torcedores, acabou com a eterna lua de mel entre Andres Sanchez e torcidas organizadas – trunfo que ele utilizava pra garantir a estabilidade no clube -, tirou de Ronaldo e Roberto Carlos provavelmente a última chance de ganharem uma Libertadores, o que resultará em falta de motivação para a longa continuação da temporada, além do aspecto financeiro. Sem as receitas da TV na Libertadores e a milionária arrecadação no Pacaembu, o alvinegro deixa de arrecadar ao menos R$ 10 milhões. Isso tudo depois de Sanches declarar na imprensa que havia gastado demais em 2010 e que o orçamento para este ano seria mais enxuto. Agora, fora da Libertadores e com uma arrecadação consideravelmente menor, Sanches promete mais 1 ou 2 reforços de peso. Obviamente isso vai pesar no fim do ano, quando eleições ocorrerão e o grupo do atual presidente deve entrar enfraquecido caso o cenário permaneça o mesmo.

Todo o exposto acima deve mudar a postura da oposição, representada principalmente por nomes como Paulo Garcia e Antonio Roque Citadini, que até hoje tem sido um rascunho de oposição, a bem da verdade. Se no Palmeiras a política interna atrapalha quem está no comando, no Corinthians ela dá poder demais ao presidente. Agora, com a máscara no chão, as críticas devem aumentar, até por parte da imprensa, que colocava Andres num pedestal inalcançável.

O que isso pode acarretar no futebol? Historicamente anos de eliminação em Libertadores são ruins para o Corinthians, porque a torcida incita um desmanche e um time sem entrosamento e com medo disputa o restante da temporada. Logicamente não foi isso que ocorreu em 99, ano do bi-campeonato brasileiro, nem em 2010, mas são exceções, não a regra. Seguindo a tônica da administração atual em tempos de crise, a poeira deve baixar. Andres garantiu Tite no comando e declarou que o planejamento continua o mesmo. O problema é que Domingo tem o clássico contra o maior rival, e uma derrota pode quebrar de vez o que tenha ficado intacto.

O correto seria de fato dar credibilidade ao trabalho, contratar mais algumas peças e investir nos 2 campeonatos que restam. Mas na atual instabilidade, uma derrota para o maior rival pode derrubar Tite e até ameaçar a continuidade de Ronaldo no clube. E se o futuro de Ronaldo está ameaçado, o futuro dos patrocínios surreais está igualmente ameaçado.

Em resumo, tudo que Andres Sanchez construiu durante sua administração parece estar caindo como um castelo de cartas. Até o estádio tem recebido críticas agora, e o CT parece não blindar tão bem o time assim… Ronaldo, que era o trunfo do presidente, já não tem um custo-benefício tão favorável e o marketing perdeu a mão e não tem resultados tão concretos. Aquela bravatazinha de “não vivemos de títulos, vivemos de Corinthians” parece não dar assim tão certo. O estilo de gerenciamento aplicado atualmente no Corinthians só funciona com vitórias, títulos, casa cheia, time na mídia por coisas boas.

Claro que tudo isso pode ser revertido até o fim do ano, visto que o Campeonato Brasileiro é uma grande conquista. Mas que 2011 será um Campo Minado no Corinthians, ah, isso será…

Anúncios

One response to “O Vexame: as consequências.

  1. é verdade hehehe

    Curti o jeito que você expôs seus argumentos. Também tenho comigo que domingo é um jogo chave para corintianos e palmeireses. E que o Corinthians está um barril de pólvora agora, isso nem se discute.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s