Futebol e capoeira


Eu, como praticante e amante desses dois esportes, fico fascinado quando descubro relações entre coisas que eu gosto. Eu sabia da relação entre o movimento cama-de-gato, na capoeira, e o do futebol, que é uma infração dentro de campo, mas a relação vai bem além disso.

João Lyra Filho, ex-presidente do Conselho Nacional de Desportos, no livro Introdução à Sociologia dos Desportos, confirma essa relação, de que a capoeira é “a precursora do futebol tal como é jogado no Brasil, entre malabarismos e tessituras que parecem peculiares aos mulatos”. Ainda no mesmo livro, “no jogo de futebol dos mulatos, como antes, no jogo da Capoeira, há muito luxo de simulação e ludibrio. A catimba sela a intimidade com o futebol”.

Ou seja, toda essa catimba (que é mais famosa no futebol argentino) tem origens na capoeira. Pra quem não está familiarizado com a arte brasileira, nas rodas, parte importante do jogo é ludibriar, enganar o adversário, com movimentos de dança e do corpo, leva-los a acreditar que será dado um golpe, mas é dado outro.

Na capoeira, antes de entrar na roda, os capoeiristas se benzem: cada um com sua crença, alguns fazem o sinal da cruz, alguns colocam a mão próxima ao berimbau e pedem proteção… E antes de entrar em campo, os jogadores também se benzem.

Meninos de 10 a 12 anos, chamados de caxinguelês, iam na frente dos maltas, provocando os adversários. No futebol, a tradição são os mascotes entrarem antes dos times.

É tradição na capoeira, para ser batizado (a troca de cordões), o capoeirista ganhar um apelido. Assim ta

mbém, a maioria dos jogadores de futebol são conhecidos por apelido (antigamente até bem mais do que hoje).

Alguns golpes e nomes de golpes da capoeira foram parar no futebol: drible (finta), cama-de-gato, rasteira…

E aí, que tal um futebol maroto, moleque, sem compromisso agora?

Por C.A.

Anúncios

One response to “Futebol e capoeira

  1. Conheci esse blog por o site do torcedor do SP da Globo.com e gostei muito do post, eu sou fanatico por futebol e tenho muita vontade de fazer capoeira, só não sei onde =/
    Boa sorte, abrçs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s