Retrospecto do clássico…

Clássico Alvinegro. O único clássico paulista que Thomaz Mazzoni não batizou. Temos o derbi paulista – Corinthians e Palmeiras -, o san-são – Santos e São Paulo -, o choque-rei – entre Palmeiras e São Paulo -, e também o majestoso – com Corinthians e São Paulo. Os nomes foram dados pelo jornalista em sua fase mais reconhecida de 1930 para frente. Os dois clubes que amanhã entram em campo já existiam à época. O Santos tinha jogadores pagando para participar do plantel – realidade bem diferente da atual – e o Corinthians já ensaiava seus primeiros títulos. Alguns chamam de “clássico alvinegro“, mas nada muito arraigado. Não sei por que motivo times que fizeram jogos tão memoráveis não tiveram um ‘apelido’ pro seu clássico, mas de qualquer forma, vamos ao retrospecto:

Foram 298 jogos
– 121 vitórias corinthianas
– 94 vitórias santistas
– 83 empates
1022 gols foram marcados
– 553 para o Corinthians
– 469 para o Peixe

Os 11 anos de freguesia
Esse ‘tabu’ é famoso e vocês devem conhecer. De 29 de Dezembro de 1956 até 6 de Março de 1968 o Corinthians Paulista não venceu sequer uma vez o Santos F. C.. Foram 22 jogos, que trazem boas histórias. Uma delas foi mais ou menos assim – como conta Juca Kfouri -: Já havia passado 8 anos de vitórias santistas, o Timão resolveu levar o jogo para o Parque São Jorge – a famosa fazendinha – onde a torcida fica próxima ao gramado e, mesmo menos numerosa, faz uma pressão maior. Com um chute forte de fora da área o Corinthians abriu o placar no fim do primeiro tempo. Quase em seguida, Pelé recebeu a bola na área, de frente para o gol e…isolou! Terrível. A platéia já vaiava o Rei, provocava e tinha como certo o fim do ‘tabu’. Pelé acenou para que a torcida esperasse. No segundo tempo, depois de uma sequencia invejável de dribles, o camisa 10 colocou a bola na medida para Coutinho marcar o gol de empate. Minutos depois o próprio Pelé fez o dele, era o gol da virada. Santos 2 x 1, o tabu continuava e o Rei acenava de volta para os corinthianos com um sorriso no rosto.

A final de 2002
No último ano do Brasileirão com mata-mata e primeiro ano em que o time da Vila levou o caneco, a final foi justamente com esse clássico. O Santos havia se classificado em oitavo, na última vaga, e já tinha passado pelo São Paulo – de Kaká, Luis Fabiano, Júlio Batista -, primeiro colocado, e pelo Grêmio. O Corinthians havia jogado contra o Fluminense e Atlético Mineiro – contra o time de Minas um dos jogos ficou 6 a 2, vale lembrar.
No último jogo da final: vitória do Santos por 3 a 2.  Jogo disputado, cinco gols, mas o que mais marcou a partida foram as sete pedaladas do Robinho pra cima do Rogério (lembram?) que resultou em um pênalti. O camisa 7 do Santos chamou a responsabilidade e bateu. Mais tarde deu passe para gol de Elano e Léo completou o placar no finalzinho com gol fora da área.

O tão falado 7 x 1
No discutido título brasileiro de 2005, o Corinthians alcançou a sua maior goleada sobre o Peixe. Era o returno do Braisleirão e o Timão já estava na liderança. O Santos estava desfigurado depois da fase ‘Diego-Robinho’ e enfrentando problemas com o técnico. No elenco vitorioso, Teves, Fábio Costa (do Santos), Roger, Carlos Alberto, Nilmar…foram sete acertos na baliza para um lado e apenas um gol de honra para o outro. A goleada marca as conversas de butiquim até hoje.

A final do Paulista 2009
Em 2009 o SCCP vinha com uma novidade boa: Ronaldo estava chegando ao clube. Além dele, André Santos, Ralf, Elias, Jorge Henrique, e outros, completavam o time. O Timão jogava redondo, todo mundo acertado e Ronaldo ainda conseguia fazer o que queria com a bola. Prova disso foi um belo gol que fez contra o São Paulo: uma arrancada e um chute por cima do Rogério Ceni, na semi-final. O Santos vinha de duas vitórias por 2×1 contra o Palmeiras e chegava na final para tentar jogar de igual para igual. O jogo de volta ficou 1 x 1, resultado insuficiente para o Santos e mais que suficente para o Corinthians levar o caneco. O título veio já no primeiro jogo, sem dúvida. O jogo de ida ficou 3 a 1 e o último gol já sacramentava por antecedência o título. Depois de falha do Peixe, Ronaldo fez um dos gols mais bonitos de sua carreira: um ‘lençol’ de uns 30 metros depois de um chute consciente de fora da área. Fábio Costa só lamentou, Ronaldo pulava de alegria.

Os jogos do ano passado
Foram 3 jogos, duas vitórias do Corinthians: 4 a 2  e 3 a ; e uma vitória do Santos: 2 a 1. Alguns anti-corinthianos dizem que a grande vitória do Centenário foi conseguir ganhar do Peixe de Neymar, Ganso, André, Arouca… duas vezes. Não sei…
O retrospecto recente é favorável ao Timão. Mas…

Salve, Doutor!

Nas últimas semanas o SCCP enfrenta um Big Brother. Primeiro, o time foi eliminado na pré-Libertadores pelo Tolima – assunto já esgotado em programas, blogs e sites esportivos e longe de terminar nas conversas entre amigos – colocando Tite no “paredão”, mas ele voltou. As ameaças cresceram e Roberto Carlos – para mim um dos melhores laterais da história e o melhor em atividade – saiu para um clube obscuro da Rússia. Não muito depois, Ronaldo anunciou sua aposentadoria. Sem comparações com os outros dois, agora foi a vez de Jucilei sair.
Enquanto o isso o Santos vem com quase todos os jogadores à disposição. Zé Love quase foi para a Itália, mas já voltou, Neymar integra o plantel novamente, Arouca já voltou. Faltam Jonathan, Ganso, Charles, mas mesmo assim o time está quase completo – apesar da falta astronômica que PHGanso faz. Se Adílson não estragar, o Santos leva essa…

Vamos acompanhar…
PS: Para os santistas eu recomendo o post do bloglorioso de hoje. Tem vídeo de gols de bicicleta e da pedalada.

Por Bruno Jeuken

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s