E na Europa League, tudo definido para as oitavas!

No segundo maior torneio de clubes do Mundo (o primeiro é a Champions… você poderia dizer “aaah, mas o segundo então é a Libertadores”… faz sentido, em importância certamente e em nível técnico TALVEZ concorde, mas em público [em estádio ou televisivo], patrocínio, representatividade, estrutura e premiação, não há contestações) finalmente passamos dos 16 avos de final -sinal de uma liga inchada que tenta agradar um pouco a todos os 83071183101 afiliados da UEFA – para as oitavas.

Na fase que se encerrou tivemos a entrada das equipes que não conseguiram se classificar nos grupos da Champions, os 8 que acabaram na terceira colocação de seus grupos. São eles; Twente, Rangers, Ajax, Braga, Benfica e Spartak Moscou que se classificaram, e Rubin Kazan e Basel que ficaram pelo caminho. Nesta fase os adversários são definidos por sorteio, podendo definir inclusive confrontos entre times vindos da outra competição como foi o caso de Twente x Rubin Kazan e Spartak Moscou x Basel.

E ai Aquilani? A Juventus rodou na fase de Grupos? Perché questo?

A competição já eliminou seus candidatos mais fracos e agora opera com equipes de médio e grande porte da Europa. Vimos as eliminações precoces de times como Juventus (ficou pelo caminho com 6 empates na fase de grupos, perdendo a vaga incrivelmente para o Lech Poznan da Polônia), Atlético de Madrid (também vacilou no Grupo enquanto o Aris da Grécia se classificava), Borussia Dortmund (o líder isolado da Bundesliga ficou de fora no grupo de PSG e Sevilla) e agora de Napoli e Sevilla, ambos já vencedores da competição.

Olho no Liverpool; tradição de time copeiro não se despreza!

Destaque para o Ajax que atropelou o Anderlecht da Bélgica nos dois jogos, o Porto que bateu o Sevilla num dos jogos mais aguardados da rodada, para o Liverpool que sofreu mas venceu o Sparta Praga, o Manchester City que resolveu em casa contra o Aris e para o Zenit (que teve a melhor campanha na fase de grupos).

 

Os confrontos das oitava ficaram assim:

A desejada...

Benfica x Paris Saint-Germain

Villarreal x Bayer Leverkusen

Dínamo de Kiev x Manchester City

Twente x Zenit St. Petersburg

CSKA Moscou x Porto

PSV Eindhoven x Rangers

Ajax x Spartak de Moscou

Liverpool x Braga


A final será dia 18 de Maio em Dublin, Irlanda, certamente sem nenhum time da casa. Confesso que como todo torneio muuuuito inchado, tivemos jogos pavorosos nas fases anteriores (alguns muito bons também) mas acreditem, de agora em diante, é uma  competição que merece sua atenção!!

POR YURI MOLEIRO

 

Anúncios

2 responses to “E na Europa League, tudo definido para as oitavas!

  1. Nessa fase de oitavas de final a competição fica melhor ainda. São cinco equipes que já conquistaram a Champions League, fora outras equipes que tem condição de brigar.

    É bom ficar de olho nos times russos. Todos os três – Zenit, CSKA e Spartak – tem times ajeitadinhos. O que pesa contra eles é o ritmo de jogo. A Premier-Liga Russa acabou em dezembro, eles estão se preparando na base de amistosos (Só pra constar, tão ajeitando o calendário russo, pra que times locais não tenham mais problemas em competições europeias, coisa comum, fazem boa primeira fase e caem logo na primeira fase de mata-mata).

    Na fase de 16 avos de final tivemos acontecimentos que valem destaque: Primeiro que com a classificação do Leverkusen e a eliminação do Napoli, a Itália perde a quarta vaga pra Champions League 12/13 e essa vaga vai pra Alemanha. Assim como o gol do Rangers no fim do jogo contra o Sporting deu a Escócia uma segunda vaga pra UCL, tirando a vaga que era da Suíça, que perdeu Young Boys e Basel nessa fase da UEL.

  2. Benfica x Paris Saint-Germain -> Benfica

    Villarreal x Bayer Leverkusen -> Villareal, na disputa para ver quem amarela mais (hã, hã?)

    Dínamo de Kiev x Manchester City -> City

    Twente x Zenit St. Petersburg -> Zenit

    CSKA Moscou x Porto -> CSKA Moscou (o Porto adora presepar em momentos cruciais)

    PSV Eindhoven x Rangers -> Não sei quem ganha, mas o futebol perde.

    Ajax x Spartak de Moscou -> Ajax

    Liverpool x Braga -> Liverpool, ainda que eu torça pro Braga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s