E, no fim, deu Barça

Quem ganhou a Champion’s League e o Mundial de Clubes do ano passadofoi a Inter de Milão. Agora, quem tem sido o queridinho da crônica esportiva, quem é chamado de “o melhor time de futebol do Mundo” é o Barcelona. É unanimidade! Seja pelo futebol bem jogado, valorizando a posse de bola e a conseguindo, seja pela mania de não dar ‘chutão’ e tocar de pé em pé, seja pelos gols incríveis…

O Arsenal não passa longe, os comentaristas e fãs de futebol reconhecem o futebol ofensivo e bonito desses ingleses que já viveram melhores momentos. Os Gunners vinham pra jogo hoje depois de perder o título da Copa  da Liga inglesa pro pequeno Birmingham – tipo o Santos ou o Fluminense perderam a Copa do Brasil pro Paysandu. Com sangue nos olhos, os ingleses foram a campo para defenderem o resultado do primeiro jogo…

Nele, o time espanhol começou bem e dominou o primeiro tempo inteiro. Villa converteu o bom momento em gol e o jogo foi para o intervalo 1 a 0. Na volta, os dois gols que Messi perdeu – e normalmente não perderia – fizeram falta e os Gunners viraram. 2 a 1…os ingleses iriam ao Camp Nou com a vantagem do empate.

O time de Pepe Guardiola não foi a campo pensando que se classificaria ganhando de 1 x 0, ou – mais tarde no jogo – pensando que 2 x 1 já levaria o jogo para a prorrogação. Eles queriam é ganhar sonoramente e classificar-se como de costume. Foi o que aconteceu. Messi fez o primeiro em uma pintura, quero ver alguém fazer aquilo no video-game, na vida real…bom…na vida real compararam aquele gol ao do Loco Abreu contra o Santos – no fim do ano passado -, ao do Rivaldo contra o Linense – esse ano – e por ai vai. O fato é que Iniesta achou espaço onde qualquer um juraria pela mãe morta que uma bola não caberia e colocou o argentino pertinho do gol. Messi suavemente chapelou o goleiro sem se importar com a pressão do momento e fez um senhor golaço…

Quando o jogo voltou no segundo tempo, Busquets acabou marcando contra depois de uma cobrança de escanteio. Na sequencia, Villa quase desempatou enquanto os torcedores ingleses ainda comemoravam. O segundo gol mesmo veio com Xavi, marcado excessivamente – em uma tentativa de fazer os lançamentos saírem só do Mascherano. Em um penalti sofrido por Pedro, Messi confirmou a vaga dos blaugranas sem prorrogação nem nada. Bateu no canto esquerdo do goleiro torturando os torcedores.

Quase quase que o brasileiro Adriano caga no pau em um contra-ataque do Arsenal. Mascherano e Valdéz com o cu na mão suor gelado salvaram o time espanhol. Mantendo, como em todo o jogo, a posse de bola (que em alguns momentos era de 70%), o Barcelona sacramentou a vitória e a classificação. Quase não era perceptível que o Arsenal havia entrado em campo, exceto quando o time parava os ataques do Barça com rara eficiência.

Uma classificação merecida, mas que deixa o Arsenal de fora…o que é uma pena para quem gosta de futebol ofensivo e bem jogado.

Observações importantes:
-O Barcelona adiantou a marcação e segurou o Arsenal na saída de bola. Isso praticamente o jogo inteiro. É algo fora do comum que não é visto em nenhuma outra equipe.
– Van Persie recebeu o primeiro amarelo em uma “mãozada”. Mais tarde, depois do árbitro apitar um impedimento, o jogador seguiu o lance e chutou a bola. Na regra, isso da cartão amarelo. O juiz aplicou a regra e expulsou o holandês com dois amarelos. [Se tirar a camisa, continuar o jogo depois de uma marcação do árbitro e reclamar com o juiz são bons motivos para amarelo, a gente discute em outro post]
– No lance do penalti, Pedro dobrou os joelhos antes de ser tocado. Mas, como houve de fato o toque a penalidade aconteceu. Vale lembrar que no primeiro tempo Messi foi derrubado na entrada da área e o árbitro, que estava do lado, não marcou nada.

Por Bruno Jeuken

Anúncios

One response to “E, no fim, deu Barça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s