RedeTV vence a concorrência… mesmo?

O Clube dos 13 foi surpreendido na noite de ontem com o anúncio da desistência da Rede Record em disputar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014. Informação estranha, pois até onde se sabia o C13 visava o dinheiro do dízimo da Record pra inflacionar o Campeonato e tirar mais dinheiro da Globo… ou vender diretamente para a emissora do bispo. Por isso a Globo articulou, juntamente com a CBF, a quebra do Clube dos 13, com a dissidência de clubes importantes, como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco e outros. A negociação nesse caso será diretamente com os clubes, mas o C13 continuou normalmente a licitação, garantindo que conseguiria um número espantoso de valor.

De fato, algo em torno de R$516 milhões por ano foram pagos, superando R$1,5 bilhão pelo pacote inteiro, pela RedeTV, anunciada hoje como a vencedora da licitação. Mas já na entrevista coletiva o desânimo era evidente: Fábio Koff e Juvenal Juvêncio vêem o problema como sendo de ordem jurídica.

De maneira prática e tirando da equação as demandas jurídicas que se arrastarão por um certo tempo, temos o seguinte: vários clubes estão desvinculados do C13, mais da metade dos 20 clubes membros, e devem negociar seus direitos de forma independente. A RedeTV disponibilizou um dinheiro alto para a transmissão do campeonato, mas não tem a garantia da assinatura de todos os clubes – necessárias para a finalização do contrato. O que significa, ao menos pra mim, que absolutamente nada está decidido, e que não sabemos onde serão transmitidos os próximos campeonatos.

Por uma ótica, podemos ver como uma má atitude a dos dissidentes, devido à articulação principal terem sido da Globo e da CBF, com uma ajuda imensa do presidente Andres Sanchez, do Corinthians, declaradamente aliado de Ricardo Teixeira. Ou seja, o que muitos vêem como uma revolução pode se mostrar exatamente o contrário: continuísmo, com um controle ainda maior de Ricardo Teixeira, que até então não metia o nariz no Clube dos 13 e quando tentou levou um sarrafo nas eleições internas da instituição.

Por outro lado, podemos assumir que não há nada provado em termos de articulação e que clubes como Corinthians, Flamengo e outros acreditam poder conseguir um valor maior negociando diretamente com as TVs do que através do C13. De fato, Corinthians e Flamengo são os campeões de audiência e já vêm articulando um movimento semelhante a esse desde que Marcio Braga dava as cartas na Gávea. O projeto se atrasou quando Patricia Amorim assumiu e “rompeu” com a CBF, votando em Fábio Koff na eleição do Clube dos 13. Agora foi retomado e está funcionando. Podemos ter valores mais altos do que o normal para esses clubes, uma liberdade maior a todos os clubes e até o Campeonato sendo transmitido em diferentes redes televisivas. O que parece uma desorganização agora pode se tornar um sistema rentável no futuro.

Justo? Não dá pra saber agora. Mas que a coisa é séria e não tem mais volta, isso é inegável.

P.S.: Às vezes eu fico aqui, pensando sozinho, que o maior objetivo de Andres Sanchez como presidente é desmoralizar Juvenal Juvêncio em tudo que ele fizer.

P.P.S.: O Flamengo não “virou” hexacampeão a toa.

*Por Luis Felipe Ferreira

Anúncios

2 responses to “RedeTV vence a concorrência… mesmo?

  1. mais uma vez ficou claro que times como Botafogo,Vasco e Fluminense entre outros tem medo do flamengo e do corintias sairam do clube dos 13 para apoiar os dois e vao receber um valor muito menor do que os dos dois e ainda por cima muitos vao receber um valor muito menor do que se tivessem continuado nos clube dos 13.alguns clubes acham que a globo vai oferecer grande valor para transmitir seus jogos mas a globo só esta preocupado em transmitir os jogos do flamengo e do corintias e lamentável ver essa situação no futebol brasileiro.que todos esses times são corvades nos sabemos,mas o pior e o fluminense que foi muito ajudado pelo clube dos 13 quando passou pelo seu pior momento no futebol chegando ate a terceira divisão e agora abandona a instituição para seguir o flamengo sinceramente não sei se isso e medo ou falta de respeito por uma instituição que tanto o ajudou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s