Campeonatos Europeus na Reta Final (Parte 3/7)

Com os campeonatos nacionais na Europa chegando ao fim, achei interessantes fazermos uma analise rápida do que aconteceu em suas principais ligas até então.

Vamos começar:

CAMPEONATO FRANCÊS

Conhecida com Ligue 1 (simplesinho né?) o Campeonato Francês ocorre com 20 clubes jogando turno e returno de Agosto a Maio.Os 3 ultimos são rebaixados, os dois primeiros vão para a Champions League e o terceiro vai para o play-off para tentar chegar a fase de grupos da maior competição do continente. O quarto vai para o play-off da Europa League e o quinto disputa a fase anterior desta.

Neste ano, depois de uma era de domínio total do Olympique Lionnais (ou apenas Lyon que é mais simpático) que foi campeão de 2002 a 2008, com a conquista do título de 2009 pelo Girondis de Bordeaux (ou somente Bordeaux… mas que coisa, porque time francês sempre tem nome pomposo?) a chances de equilíbrio parecem ter voltado a disputa. A hegemonia do Lyon nos anos de em que foi irrepreensivelmente superior aos demais era tamanha que chegou a se cogitar mudanças na formula da competição, antes que este domínio absurdo causasse alguma forma de tédio aos torcedores… tolice! Nunca precisou. com os tempo as coisas se emendam e a disparidade de forças lá não é tão escandalosa como em outros países (Espanha por exemplo).

 

Foto de campeão depos de 56 anos?

Neste ano, a bola da vez é o surpreendente Lille! Lider do campeonato com 55 pontos (4 a frente do segundo colocado, o Olympique de Marsella) o time mantêm uma pegada de campeão; mesmo com um vacilo ou outro, não deixou o ritmo cair e tem mantido o bom futebol na reta final. Na ultima rodada venceu o Brest por 2 a 1… de virada… e fora de casa!!! Claro que com uma vantagem como esta, qualquer tropeço pode ser fatal e evitar a conquista nacional que o clube não desfruta desde 1955. E os adversários estão atentos a qualquer brecha que possam aproveitar… agora fora da Champions League, Marsella e Lyon voltam todas as suas forças para o nacional, e acreditam firmemente que pode desbancar o adversário… com dez rodadas pela frente, muita coisa pode acontecer e a tabela ainda deve passar por serias modificações!! Além destes, Rennes e Paris Saint-Germain ainda tem munição para tentar embolar a disputa. O PSG, quinto colocado esta a dez pontos do Lille, mas ainda assim, com 30 pontos em disputa, pode sonhar com algo…

Olho nos confrontos diretos, que podem decidir a temporada. Não percam os jogos PSG e Lyon no dia 17/04, Lyon e Marsella em 07/05 e PSG e Lille dia 21/05 e Lille e Rennes, na última rodada, dia 29/05. Todas estas partidas devem definir título e vagas na Champions e na Europa League.

Destaque negativo para o fraco desempenho o Bordeaux, que, em oitavo lugar com 38 pontos, deve ficar na zona do “não cheira nem fede” da tabela e para o Mônaco… time que apareceu bem no começo da década quando foi coroada com uma final de Champions League após derrotar PSV, Real Madrid e Chelsea (perdeu para o Porto de Mourinho, Deco e Carlos Alberto na final por 3 a 0) e agora rasteja na parte de baixo da tabela, na zona de rebaixamento…

POR YURI MOLEIRO

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s