Campeonatos Europeus na Reta Final (Parte 5/7)

Com os campeonatos nacionais na Europa chegando ao fim, achei interessantes fazermos uma analise rápida do que aconteceu em suas principais ligas até então.

Vamos começar:

CAMPEONATO ESPANHOL:

A “Primeira Liga” ou “La Liga” ou “Liba BBVA” (em virtude do patrocinador) é o nome que corresponde ao Campeonato Espanhol. Em sua 80ª edição, ela conta com 20 equipes, com 3 que serão rebaixadas. As 3 primeiras vão a Champions League direto e a quarta disputa o qualify. As duas seguintes tentam a sorte nos play-offs da Europa League.

É uma das Ligas mais ricas e assistidas do Mundo certamente, mas tem sofrido nos últimos anos com um problema grave: falta de combatividade. Isto porque a algum tempo o campeonato carece de uma terceira força capaz de desafiar, não apenas esporadicamente, a supremacia de Barcelona e Real Madrid. Com uma polarização tão grande da disputa, mesmo equipes fortes com Valência, Villareal, Atlético de Madrid e Sevilla – que tem conseguido alguns êxitos contra os dois gigantes nos últimos anos, mas nada que seja realmente relevante – sofrem com uma menor exposição e debilitam seu valor na disputa. Parte da responsabilidade por isso esteve recentemente em discussão no Brasil graças a provavel implosão do Clube dos 13 e a negociação individual dos direitos de TV. O modelo de negociação individual é utilizado na Espanha e tem gerado atritos entre as equipes que arrecadam mais e as mais humildes, o que quase levou a uma greve na 30ª rodada da competição, suspensa pela justiça e pela possibilidade de novos acordos. É seguramente um produto muito rentável se houverem melhorias no seu modus operandi…  a diferença nesta tabela que retirei do Blog do Erich Beting, que fez um excelente post sobre o tema (veja aqui), mostra o quanto se poderia arrecadar.

Em que universo o Francês e o Italiano podem ser mais rentáveis que o Espanhol?

Este ano o Campeonato pode ser definido como… err… uma barbada!! O Barcelona nada de braçada rumo ao título sem dar bola para quem passe na sua frente. Tem vencido tudo!! E com grande facilidade!! O time de Messi, Xavi, Iniesta, Daniel Alves e David Villa tenta emplacar uma temporada perfeita vencendo também a Copa do Rei e a Champions League… proeza da qual não podemos duvidar!! No nacional, o time catalão tem 8 pontos de vantagem para o Real Madrid, que tropeça onde não pode como na ultima rodada quando perdeu pontos em casa para o Sporting Gijón. A sorte dos merengue é que (fica evidente a disparidade) seu perseguidor mais próximo, o Valência, mesmo ganhando do Getafe na ultima rodada tem uma diferença de 15 pontos para tirar se quiser chegar à vice-liderança. Só há dois modos do Real sonhar com o título este ano: ou cai o avião do Barça e todo mundo morre, ou vencem o líder no Santiago Bernabéu, no dia 17 de Abril (curiosidade: se enfrentam novamente no dia 20 pela final da Copa do Rei) e torce por uma desestabilização dos blaugranas. Vale lembrar que o confronto direto e o 1º critério de desempate, o que dá ao jogo ainda mais importância!!

 

Já que só os dois se mostram combativos... que combatam!!!

Destaques positivo E negativo para o Athlethic Bilbao, que a algum tempo não tentava a sorte na parte de cima da tabela mas que está nove pontos atrás do Villareal e não deve conseguir uma vaga na Champions nem para o qualify. Destaque só negativo para Sevilla e Atlético de Madrid que tinham a obrigação moral de, como forças médias da Liga Espanhola, dar mais trabalho neste campeonato… aiai…

POR YURI MOLEIRO

Anúncios

One response to “Campeonatos Europeus na Reta Final (Parte 5/7)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s