Campeonatos Europeus na Reta Final (Parte 6/7)

Com os campeonatos nacionais na Europa chegando ao fim, achei interessante fazermos uma análise rápida do que aconteceu em suas principais ligas até então.

Vamos começar:

CAMPEONATO INGLÊS:

Um dos campeonatos mais organizados e o mais rentável da Europa, a Barclays Premier League (nome oficial em virtude do patrocinador) é a primeira divisão do futebol da Inglaterra. Substituindo a Football League desde a temporada 1992/1993, a competição conta com 20 equipes, das quais as 3 últimas são rebaixadas, as 3 primeiras vão à Champions League, tendo a 4ª que disputar o qualify, e a quinta vai para a Europa League. Foi considerado pela FIFA, através da IFFHS (em português, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol)  como o Campeonato Nacional mas forte da última década. E eu ratifico este posição!

Aprimoramentos garantiram casa cheia sempre!

Com cerca de 2 bilhões de Euros negociados em direitos de transmissão por temporada e valores astronômicos em termos de patrocínio e venda de ingressos (adotando o sistema de carnês para a temporada unido à qualidade dos estádios – que configuram um real atrativo para o espectador – cada equipe garante casa cheia para toda a temporada, implementando a renda e favorecendo o espetáculo) é sem dúvida o Nacional mais rico do Mundo. Muitas das criações vistas nesta liga, como métodos de administração do Campeonato, formas de negociar finanças, modelos de gestão para clubes, serviram de referência no inicio dos anos 90 para os demias países do Velho Continente. Entretanto, hoje muitos clubes encontram-se em dificuldades financeiras depois da crise de 2009, mesmo alguns dos que contam com o firme suporte de donos milionários (muitas vezes de fortunas formadas só Deus sabe como…). Pode se dizer que, novamente, o que começou com os ingleses se espalhou por aí… ganhou muito em ibope e qualidade e não deve perder este posto de honra tão cedo, mesmo com algumas questões perturbadoras a serem resolvidas…

Nani e Berbatov; os dois em ótimas temporadas

Nesta temporada, o Manchester United vem liderando há algum tempo. Com 6 rodadas para o fim, tenta administrar a vantagem conquistada de 7 pontos para o segundo colocado, o Arsenal (lembrando que o Arsenal tem um jogo a menos…). Os Red Devils vêm mantendo uma regularidade maior do que os adversários nesta temporada, apesar de algumas contusões que têm perturbado o time. Rooney não faz seu melhor campeonato mas os bons desempenhos de Evra, Nani (lider em assistências na competição: 18) e Berbatov (artilheiro da competição, no momento com 21 gols), além da ascensão de Javier “Chicharito” Hernández, têm pesado a favor da equipe.

Quem vai erguer a taça?

O Arsenal conta com uma equipe jovem, de futebol rápido e ofensivo. Se encontrou neste segundo turno e promete perseguir o United até o fim! Acho que o título só sairá na última rodada… pela tabela, ambos ainda têm jogos difíceis;  o jogo atrasado do Arsenal é contra o Tottenham na casa do adversário, seguido do Liverpool, este na casa dos Gunners. O United também tem uma sequência inglória, pegando o Chelsea em casa logo após de enfrentar… tchan tchan tchan tchan… o Arsenal no Emirates Stadium no que provavelmente será a “final” da competição!!!  Chelsea e Manchester City, no terceiro e quarto lugar respectivamente, ainda sonham com o título, mas devem concentrar suas mentes em garantir uma vaga direta para a Champions. Se os dianteiros começarem a tropeçar, aí quem sabe né… melhor para o Chelsea que, 4 pontos atrás do Arsenal, também tem um jogo atrasado para disputar e mais simples que o do adversário: recebe o Birmingham em casa. As próximas rodadas serão cruciais e tudo pode se definir nos clássicos, tendo Tottenham e Liverpool os papéis de interferir no campeonato de modo decisivo!!

Destaques negativos para o Liverpool que melhorou consideravelmente nas últimas rodadas (venceu o City nesta segunda-feira por 3 a 0 num jogo crucial para a competição), mas que esteve irreconhecível esta temporada, com a mais fraca equipe dos últimos anos. Muitíssimo irregular e sofrendo para se livrar da “Gerrardependência”, pois o meia perdeu muitas partidas por contusão este ano. Também não fez jus à história que possui o Newcastle, apesar de que o time já esteve consideravelmente pior nos anos anteriores, inclusive frequentando a segunda divisão e o Birmingham, que venceu a Copa da Liga Inglesa, mas habita a parte baixa da tabela no Nacional.

POR YURI MOLEIRO

Anúncios

5 responses to “Campeonatos Europeus na Reta Final (Parte 6/7)

  1. Yuri, eu gosto de assistir o futebol europeu mais pela organização do que pelo futebol em si. Podem me chamar de louco, mas eu vejo uma descaracterização do futebol europeu, por ter tantas estrelas estrangeiras em seus campeonatos. Iso a gente nota na reposição de “craques” nas seleções nacionais européias. E os campeonatos são decididos em quase sua maioria por duas ou três equipes, isso é um fato! Mesmo com nossa total falta de profissionalismo ou nosso “varzeanismo” (putz, dei uma de Tite!), nosso campeonato nacional, ainda começa com no “mínimo” uma dúzia de favorityos, ou não? Temos de imitar o que eles fazem de bom (estádios confortáveis, boa transmissão e organização impecável). É um primeiro passo. Quanto ao Inglês, acho que dá uma zebraça e o Arsenal será campeão, e na Champions vai dar (outra zebra) Real Madrid. Belo post!
    Abraços;
    http://WWW.GUINASP10.BLOGSPOT.COM

  2. No quadro “a completar” ao lado do Maradona ou mesmo nessa listagem aí, falta o mestre Zinedine Zidane, o último craque de fato, dos últimos 15 anos. Romário e Ronaldo são demais e isso ninguém questiona, mas Zizu é Zizu. O caro é gênio!

    Premier League? Man Utd fatura com antecipação!

    Champions League? Barcelona outra vez!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s