Muitos jogos, poucos resultados e menção honrosa

Nesta temporada do futebol brasileiro, podemos assim dizer, pouco e muito aconteceu.

Explico: tivemos grandes contratações, jogos interessantes em alguns estaduais, classificações e desclassificações de equipes tradicionais em campeonatos importantes, troca de treinadores logo no começo dos trabalhos, bate-boca de dirigentes depenando a carcaça do Clube dos 13, etc, etc, etc… é bastante informação para qualquer um!! Mas também acho que, até aqui, na verdade nada aconteceu de  realmente importante em termos competitivos.  Nada definido, tudo em aberto, nenhum título, nenhuma conquista!! Tudo que sabemos é quem ficou fora das principais disputas do primeiro semestre, e que tudo pode acontecer entre os que ainda permanecem nelas!!

O calendário precisa de reformas. Alguns pedem mudanças pontuais, outros desejam alterações radicais, mas quase todos concordam que como está não pode ficar!

Debatia com alguns amigos sobre a validade do que foi conquistado até aqui: uma boa campanha no Paulista, a Taça Guanabara vencida pelo Flamengo sobre o Boavista, os clássicos disputados e vencidos por este ou aquele, mas como nada disso definiu coisa alguma a meu ver (não temos campeões estaduais, só para citar um exemplo) eu confesso que não sou dos que dão muita importância para a temporada até aqui.

Concordo com a tese muito professada de que os campeonatos estaduais são longos demais e que suas fórmulas de disputa precisam de alguns ajustes. Estas competições não deveriam – a meu ver – ocupar mais do que 45 ou 60 dias do calendário, principalmente por dois motivos que visam estimular a qualidade e a competitividade destas competições: elas seriam mais enxutas, com equipes mais fortes e, com menor duração, as equipes teriam maior tempo de pré-temporada. Uma pré-temporada adequada é vital para equipes e jogadores, e este direito vem sendo desrespeitado há décadas aqui no Brasil, com pouquíssimo tempo de preparação, boa parte destinada a reverter os excessos das festas de fim de ano.

Copa Federação Paulista: futebol no interior o ano todo!!

Muitos dizem que isto seria o fim de muitas equipes menores do país – que tem nos Estaduais muitas vezes sua única competição no ano – mas acredito que não é obrigação desta competição ser “tábua de salvação” para ninguém. Caberia sim às federações estaduais assumirem a responsabilidade por manter seus afiliados em condições de jogo, promovendo competições para aqueles que não integram as principais divisões dos campeonatos nacionais durante o ano. Um bom exemplo disto é a Copa Federação Paulista, que ocorre após o término do estadual e conta com os time das séries A (A1, A2, A3) na disputa por uma vaga par a Copa do Brasil. É uma ótima iniciativa e mantém o futebol do interior ativo e dinâmico.

Mas só para não dizer que não falei das flores, acredito que mesmo sem ter suas campanhas marcadas por conquistas, algumas equipes merecem uma “menção honrosa” pelo futebol que têm apresentado até aqui:

Montillo, principal jogador do Cruzeiro, em homenagem ao filho Santino, que estava internado com pneumonia.

Primeiro, para o Palestra Itália de Belo Horizonte, o Cruzeiro. A equipe do técnico Cuca vinha de um bom Brasileirão (na verdade, é um clube que está sempre na parte de cima… ele e o Internacional… não me lembro de temporadas realmente ruins dos dois, como ocorrem com outros grandes que num ano disputam título e noutro brigam para não cair…) mas precisava corrigir algumas pontas soltas no elenco, como o excessivo número de atacantes e as pequenas rusgas com o meia Roger. Bem, tudo foi resolvido a contento aparentemente, pois a Raposa vem sendo, a meu ver, a melhor equipe do país até aqui. Pelos resultados e, ainda mais, pelo bom futebol apresentado. Com uma campanha irretocável no estadual e na Libertadores, o time acumula 17 jogos na temporada com 14 vitórias, 2 empates e uma derrota (no clássico contra o Atlético-MG, disputado em Sete Lagoas), marcou 49 gols e sofreu apenas 9. O time é veloz, perigoso, e conta com as boas fases de Montillo e Roger, com o apoio de Gilberto na armação, e do ataque veloz com Wallyson e Thiago Ribeiro. Um time muito bem montado pelo Cuca, que venceu adversários fortes e tem jogado para o resultado e não para o espectador! Até agora não ganhou nada, mas pode se vangloriar de ter começado muito bem este ano.

Veterano do clube Paranaense, Marcos Aurélio é um dos artilheiros da equipe.

Outra equipe que vem chamando atenção é o Coritiba. Vem com 100% de aproveitamento no estadual e não parece querem baixar o ritmo na Copa do Brasil: derrotou o Caxias na primeira partida das oitavas-de-final por 4 a 0 no Couto Pereira, praticamente assegurando sua passagem para a próxima fase. Anteriormente bateu Ypiranga-RS e Atlético-GO sempre com vitórias e pode se gabar de ser não só uma equipe invicta no ano, mas a única com 100% de aproveitamento em todas as competições!! Marcou, em 14 jogos, 42 gols e sofreu 11, e mostra um futebol de muita velocidade, com boas subidas dos alas e volantes, mostrando um ótimo desempenho do esquema tático, coisa que costuma-se demorar algum tempo até que as equipes consigam aprimorar ao máximo. Ainda não enfrentaram uma sequência de grandes adversários, mas o desempenho da equipe até aqui é o suficiente para deixar a torcida do Coxa bem animada.

Não ganharam nada, são os primeiros, mas não são os campeões. Isto é fato! E podem escorregar mais cedo ou mais tarde, mas que até aqui tem sido a estrela da temporada, quanto a isto não me resta dúvida!

POR YURI MOLEIRO

Anúncios

One response to “Muitos jogos, poucos resultados e menção honrosa

  1. Parabéns a Raposa!!

    Sou vascaino mas tenho que reconhecer que o time deles é muito forte e deve ganhar a libertadores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s