Parabéns, Coxa

Em 2009, eu conheci um torcedor do Coritiba. Era um careca que passou as 20 e tantas horas de fila para o show do AC DC completamente bêbado. Arriscou uma pelada com a galera na rua ao lado do Morumbi, caiu e bateu a cabeça, perdeu o ingresso, achou o ingresso, molhou o ingresso…dormiu, acordou de ressaca e, como não houvesse água ou suco, voltou a beber. Completamente insano e apaixonado – pelo Coritiba. Apelidamos ele com o apelido do time: Coxa.

COXACDC

O meu amigo Coxa, que torce pro Coxa, deve estar radiante.

Naquele ano, centenário do clube, o alviverde foi rebaixado. Torcedores Vândalos destruiram o estádio e cenas absurdamente violentas foram transmitidas ao vivo. Meu amigo coxa ficou desolado.

O ano de 2010 veio, usando o clichê, para sacudir a poeira e dar a volta por cima. O time campeão estadual com antecedência foi também campeão – antes de jogar todos os jogos da tabela – da série B. O Coritiba voltava à elite da melhor forma possível. Mas vamos falar sobre 2011…

Esse ano o Coritiba mantém-se impecável: foram 26 jogos, com 24 vitórias (eu disse 24!!!) e dois empates. O Coxa ganhou todos os últimos 21 jogos. Só invicto não explica esse Coritiba. Os mais chatos poderiam argumentar que não houve nenhum adversário muito complicado até agora. Pode até ser verdade, mas então por que nenhum outro clube – com adversários iguais ou parecidos – consegue esses números? Essa campanha não se explica pelos adversários, mas pela equipe do alviverde. Não tem o que falar…esta sendo fantástico.

O último jogo foi especial: o Coritiba alcançou as tais 21 vitórias consecutivas, sagrou-se – muito merecidamente – bi-campeão paranaense com antecedência e, o melhor, justamente sobre o arquirival: o Furacão.

Vamos fazer uma pausa e voltar ao ano de 1949:
Há 62 anos (eu usei a calculadora) o Atlético Paranaense recebia o apelido de Furacão. Sabem por que? Porque ganhou o estadual daquele ano com 11 vitórias consecutivas nas 12 partidas da competição – perdendo a última partida, mas já campeão. Não gosto de comparações entre épocas do futebol. Naqueles dias – e até, mais ou menos, a década de 70 – a bola era desajeitada e pesada, mais pesado ainda era o par de chuteiras. Os gramados eram pastos, a preparação física simplesmente não existia – passou a acontecer no fim da década de 50. Enfim, era outra realidade. Mas, de qualquer forma, o apelido do arquirival do Coritiba – Furacão – veio de uma sequencia de 11 vitórias. O Coxa hoje conquistou 26 jogos de invencibilidade, com 24 vitórias, sendo 21 consecutivas e a última delas sagrando-se campeão jogando contra o maior rival.

Fim das divagações, voltamos de vez a 2011…
Parabéns ao Coritiba, que de 2010 pra cá esta voltando à elite em grande estilo. Já é o terceiro título em pouco mais de um ano e este último com requintes de crueldade.

Campanha impecável, fantástica, absurda, histórica. Mais uma vez: Parabéns!

Duas realidades beeeem diferentes

Por Bruno Jeuken

Anúncios

8 responses to “Parabéns, Coxa

  1. Pingback: Alviverde-PR x Alviverde-SP | FUTEBOL E MEMÓRIA·

  2. Pingback: Coritiba, o tsunami | FUTEBOL E MEMÓRIA·

  3. Excelente blog, vou dar uma passada diária aqui!
    Quanto ao torcedor, também conheço alguns que se encaixam nessas características físicas. No entanto, conheço milhares que demosntram a mesma paixão pelo Coxa.
    É uma característica do torcedor coxa branca, apaixonado ao extremo pelo clube. Não que os demias torcedores não o sejam, mas como os torcedores do Coxa é inexplicável.

  4. Excelente texto!!
    Bruno, por acaso vc sabe o nome do cara com a camisa do Ac/Dc? EU conheço pelo menos uns 10 que se encaixam nessa descrição hahahaha

    SAV

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s