Surpreendidos novamente…

A noite de hoje jogou na nossa cara uma coisa que a gente teima em não aprender: o futebol é doido. Quem apostava que o Fluminense que se classificou dramaticamente (e milagrosamente) e fez 3 a 1 num jogo absurdo nas oitavas iria ser desclassificado, e mais: perdendo de 3 a 0 sem reagir? Quem diria que o Inter de Falcão, que começou o jogo ganhando, iria tomar um banho de água fria do Peñarol e ser desclassificado? Mesmo o Grêmio, não tão badalado, não era candidato à eliminação. E o pior dos casos: quem aqui, de verdade, apostaria que o Cruzeiro das goleadas (na Libertadores e no Mineiro), da classificação impecável na fase de grupos, iria ser desclassificado nas oitavas?

Aqui, vendo tv, vejo chamarem de “inacreditável” a desclassificação do Inter e do Cruzeiro. O Grêmio e o Fluminense até tudo bem, pelo jeito. O Grêmio vinha tropeçando, teve uns probleminhas com o Carlos Alberto, enfim. E o Fluminense teve a baixa do Muricy que saiu falando em desorganização, assim como o tal do Sheik que saiu despejando podres do Flu.
Agora Inter e Cruzeiro…tsc, tsc, tsc. Muita gente atônita.

Os colorados vão voltar a ouvir os ecos do Mundial (Mazeeeembe-eembe-eeembe). Não que o Once Caldas seja uma zebra. Não é isso. Mas a vitória estava encaminhada, o jogo era em casa e já estava todo mundo falando em “mais quatro Gre-Nais” (partindo esse último do Gaúcho). Da mesma forma que já contávamos (nós que falamos de futebol) com uma final Inter-Inter no Mundial e – por mais anti-corinthianos que alguns de nós sejamos – com o Corinthians na fase de grupos da Libertadores. A gente não aprende…

É verdade que o Flu dava mostras cada vez mais fortes de superação e raça. Também é verdade que o Grêmio tinha fôlego para mais uma fase, até duas. E é fato que o Internacional tinha time e técnico para se manter na competição e tentar o tri. Mais fato ainda é que o Cruzeiro está jogando muito e essa desclassificação é uma surpresa (acompanhe o post e veja que eu adorei).

Mais que um time redondo, os mineiros tem elenco. A Raposa tem peças de reposição no banco, um grupo bem acertado, que toca a bola, sabe fazer gol (e gols bonitos). Tem Montillo, grande jogador em grande fase, pra citar um craque só. Dos times eliminados é o que mais vai dar assunto.

**ATENÇÃO: o post fica extremamente tendencioso e clubista daqui pra frente **

Eu já havia falado aqui – em posts e em comentários – e no twitter (e coloco em negrito pra me achar o bonzão) que o Cruzeiro era fogo de palha, não passaria das quartas – que seriam contra o Santos. A tão badalada Raposa – que fez um garçom me falar ontem enquanto eu via o jogo do Peixe “Ih, vão pegar o Cruzeiro? Já era! Tá fóra, mermão” – cai em casa, mais ou menos (eu disse mais ou menos) como a final de 2009, também perdida em casa sentindo cheiro de pão de queijo.

Assumo aqui: acostumado a ver todo mundo falando do Santos goleador do começo do ano passado (em um campeonato muito mais fácil que a Libertadores), eu fiquei ofendidinho com essa falação pra cima do Cruzeiro. Ou seja, e eu grifo, estou felicíssimo!

Ainda sendo clubista, comemoro também a saída do Grêmio – carrasco do meu Santos nesse campeonato. O Fluminense ter saído não é legal, concordam? Poxa, tava legal ver aqueles jogos locões que valiam a pena até o último minuto. E o Internacional? Bom, por eles eu sinto também, mas é por gostor muito do Falcão…até torço um pouco por ele (e também porque eu jogo com o Inter no Football Manager).

Dos brasileiros, só o Santos segue na competição. Os mais apressados, como eu, já contam com um título facilitado pros Meninos da Vila. Mas, calma! O Santos faz as partidas decisivas todas fora de casa, geralmente depois de longas e cansativas viagens. Os times que restam são fortes, como todos os outros brasileiros puderam comprovar.

Pra finalizar:

Para gremistas e colorados: o Gaúcho agora vale ouro, e vai ser decidido em dois clássicos. Do jeito que o futebol anda, principalmente o brasileiro, quem perder também por lá vai entrar na temida crise! Vão ser dois jogos muito bons, exatamente por nenhum dos dois disputar mais a Libertadores.

Para os tricolores: Assim como os outros cariocas, o Flu precisa MESMO se modernizar. Ter um centro de treinamento mais digno, um bom departamento médico. Mas, por hora, já basta o elenco não ser dividido, o técnico (olha o Abel chegando aiiii) ter mais pulso e moral, a diretoria não tentar influencias escalação…enfim…essas coisas que se resolvem mais rápido.

Para os cruzeirenses: O clube está cada vez mais calejado na Libertadores. O título de 2009 era a grande chance, mas escorregou. Talvez o excesso de badalação e aquele monte de gols na primeira fase tenham colocado um salto 15 na chuteira. Eu digo talvez porque vi só os melhores momentos da partida. Mas que o Cruzeiro entrou em campo relaxado e confortável com a vantagem, isso é fato. Para mim isso mais ajuda que atrapalha. Foi o caso. É um candidato ao título, que já era cotado para ser o algoz do Santos, que cai cedo na competição.

E aos santistas: Mesmo com as dificuldades que eu falei ali em cima, podem ficar menos preocupados por um motivo: o Boca não joga esse ano.

5 responses to “Surpreendidos novamente…

  1. Sabe o que me deixaria muito feliz, agora?

    O Santos perder o Paulista pro Corinthians, perder a vaga pro Once Caldas e o SPFC tomar 2 a 0 do Avaí.
    Seria perfeito.

    O Palmeiras a gente deixa quieto porque… tadinhos, né? Dá dó.

    E olha que praga de Corinthiano pega, hein…

    Brincadeira, eu gosto do Santos, não ficaria tão triste se eles fossem campeões.

  2. Olá Pessoal,
    Admiro muito o blog de vcs!!!
    Acho que por vcs serem cada um torcedor de um grande time de SP, o blog fica muito equilibrado.
    Eu como santista, devo convir que estou contente com a eliminacao dos outros brasucas da libertadores. Mas, em se tratando de futebol, confeco que seria melhor que todos passássem as quartas.
    Como já diz o ditado, futebol é jogado e lambari é pescado, e o jogo só termina qd o juíz apita, nao podesse mascarar a INCAPACIDADE dos dirigentes dos times brasileiros. Até quando estes PRESIDENTES irao ser amadores… Chegou a hora de tentar mudar isto e rever algumas REGRAS de como se dirigir um clube de futebol. Em primeiro lugar, nao esquecer que futebol hj em dia é COMÉRCIO, e como todo comércio tem que ser tratado de maneira profissional, ou senao teremos sempre dívidas (INSS, BNDS…) como têm os clubes brasileiros.
    Acho que o Santos está dando um passo na direcao certa aprovando o novo estatudo, mas está muito aquém do ideal.
    Acho que os nossos dirigentes deveriam COPIAR um pouco as administracoes dos clubes europeus, e principalmente a relacao que os clubes mantêm com a sua torcida ( que é o que gera renda). Devem ver a mídia que eles criam em torno deste laco, devem ver a festa que se criam no estádio em dia de jogo, algo que é de arrepiar, nao somente na CL mas em qualquer jogo da série A, B ou C…
    Aqui na Alemanha eu já fui ver jogos da CL, da Bundesliga, ou das ligas regionais, e todos sao uma verdadeira festa, com direito a CERVEJA ALEMA nos estádios…rs.

    Bom, gostaria de agradecer a vcs novamente pelo blog, e sucesso.

    Abracos

    Antonio

    • Opa, cara. Muito obrigado pelo carinho, pelas visitas e pelo comentário.
      Concordo contigo, a gente anda muito organizado e tem muita politicagem. Mas isso existe dentro e fora do Brasil…

      O problema é que aqui, principalmente no Rio de Janeiro, a coisa é mais desestruturada que o normal.
      Valeu, cara…abraços

Deixe uma Resposta

