Hora de juntar os cacos

Queridos leitores, em especial aos palestrinos. Enquanto o jogo de ontem se aproximava, na semana passada, eu mesmo não tinha vontade nenhuma de assisti-lo. Se eu, um mero torcedor, e nem dos mais fanáticos, não estava animado para a partida, imagina os jogadores. Pra você, que não sente tanto, um exemplo: imagina que você trabalha numa empresa. Rala que nem um condenado. Tem uma participação impecável. Dá ideias, cumpre os prazos. E o melhor: sem erros. Seu trabalho nem é tão admirado assim, mas não tem como negar que é realmente um bom trabalho. Seu colega de empresa faz um trabalho parecido. Não é tão bom. Tem até no curriculum um desastre que quase fez a empresa perder muita grana. Mas tá bom, os dois estão ali. Num certo dia, o chefe chama os dois pra conversarem. Um dos dois será promovido. Você, todo esperançoso, já que seu trabalho é visivelmente melhor que o de seu colega, já começa a fazer planos, fica animado. Então, um dia antes da decisão, seu colega dá um presente pro chefe. Um presente bom, caro. E o chefe escolhe ele para ser promovido. Como você vai trabalhar no dia seguinte? Aliás, você tem ânimo pra trabalhar no dia seguinte? Não, meu amigo, não tem. E foi tudo isso que aconteceu com o Palmeiras.

A derrota domingo para o time da marginal, sem número, deixou os jogadores todos atônitos, meio bobos. Como pode? A melhor defesa, o melhor time, quem se esforçou mais, quem errou menos… Mas o chefe não queria ele promovido. Foi outro no lugar.

Nos dias que se seguiram, ficou aquela sensação de ressaca. Aquela sensação de que talvez não valha a pena viver. Porque num dia você dá seu sangue pra um bem maior, mas alguém que nem se esforçou tanto assim fica com os louros. Então, pra que, né?

Eu imagino o ambiente como estava no Palmeiras nos dias que se seguiram ao da eliminação para os gambás. Com certeza todos se isentaram de culpa. E com razão, porque ninguém ali foi culpado de nada. Cada um, dentro de suas limitações, deu seu máximo. E o coletivo fez o Palmeiras ser muito maior do que havia sido em anos. E dessa culpa livro até o menino João Vitor, que perdeu o pênalti, e Felipão, que optou por manter Deola no gol nas cobranças de pênalti. Ora, o menino fez a parte dele. Não tinha quem mais batesse. Se tremeou ou não, é outra história. O que ele fez em campo me faz pensar que ele tem um caráter muito forte, que ele não afina, não. Já Felipão fez o que deveria ser feito, sim. Deola está numa fase muito boa e nem São Marcos se sentiria bem entrando no lugar dele.

Felipão, imagino, deve ter isentado o elenco de culpa. Porém Felipão sabe os motivos pelos quais o SCCP saiu vitorioso. São Marcos sabe. O elenco sabe. A diretoria, a imprensa, a torcida, todos sabem. Mas ninguém fala. Ninguém pode falar. Felipão falou para os jogadores. Foi bem claro. Colocou tudo em panos limpos. Felipão tirou ouro de pedra até agora. Outro qualquer nem classificaria o Palmeiras a ir tão longe quanto foi. Mas, se falar não adianta, atitutes valem mais que mil palavras.

Felipão certamente não fez um treino dos melhores esta semana. Deve ter focado nisso: que lutamos como deveríamos lutar. Se ninguém valoriza, ok, não valorizaremos também. Treinem aí o que acharem que deve. Quinta-feira, joguem o que acharem que deve. Não tem Morumbi? Não tem veto a árbitro? Não tem protesto nem sequer presença palmeirense na escolha do árbitro? Não tem protesto contra o assalto a que fomos submetidos? Ok. Façamos isso, então. Vamos mostrar à diretoria que estamos insatisfeitos.

A história já mostrou que jogador tem, sim, MUITA voz dentro de clube. Felipão escolheu seus líderes (São Marcos, Danilo, Kid Bengala Assunção, Kleber) e foi bem claro: não joguem. Simples assim. Eu não duvidaria de que foi este o recado. Você duvidaria?

Não importa se o Palmeiras vai ser campeão da Copa do Brasil ou não. Não importa se seria do Paulista ou não. Não é isso que está em jogo. É outra coisa. O que queremos é futebol decidido dentro das 4 linhas. Se fôssemos eliminados pelo SCCP honestamente domingo jogando o que jogamos, tudo bem. A torcida aplaudiria o time como fez. Se fôssemos eliminados pelo Coritiba jogando futebol, tudo bem também. A vida segue. Mas como esperar que os jogadores lutem por um clube que não luta por eles? É perfeitamente aceitável o que aconteceu ontem. Eu, você, Tirone, Messi, ninguém faria nada de diferente ontem tendo passado pelo que passou.

Ontem, assistindo o jogo, tanto importava pra mim qual seria o placar. Um empate, uma derrota, uma vitória achada. Que importa? O que eu mais queria na vida não tinha conseguido. Depois do terceiro gol, só torci para não vir o 4º, porque as piadinhas “tomou de 4” já enxeram o saco. Mas veio o 4º. O 5º. O 6º. E reveja os gols. Ninguém estava se esforçando. A defesa abriu. São Marcos não pulou. Ninguém chutou a gol. Isso parece, mesmo que de longe, a postura de alguém que não está revoltado? Óbvio que não. Essa postura apática não é do time. Isso é combinado. Isso é um recado. Isso é pra você, diretoria, abrir os olhos. Quem sabe quando parar de entrar dinheiro no clube vocês começam a se preocupar?

Ao torcedor que não consegue ver além dos olhos, vou falar o que vai acontecer agora:

1) Ninguém vai ser despedido. Nem Felipão. A diretoria sabe que não pode. Se demiti-lo, vai haver uma guerra civil na cidade.

2) Felipão fica ou sai se quiser. A decisão é só dele. Mas, pra ficar, algumas [muitas] coisas devem mudar. Primeiro: precisa de jogadores. Segundo: a politicagem precisa acabar. Terceiro: a diretoria precisa brigar pelo Palmeiras, não uns com os outros.

3) A não ser que tenham alguma garantia (leia-se, receber tudo o que têm que receber, renovação de contrato no caso de Assunção, jogadores de nível alto), os próprios jogadores não vão se esforçar semana que vem.

4) As obras da arena não vão parar. Simples: WTorre já investiu 40 milhões. Vai parar e perder essa grana? Se Tirone optar por parar, vai ficar sem estádio e sem departamento administrativo. Arriscaria? Não, claro que não.

5) É possível reverter o placar? Sim. É impossível? Não. E muito difícil? Óbvio. Mas, com as garantias adequadas, esse grupo consegue até mais.

A dica está dada. Nem vou cobrar nada por isso.

Anúncios

10 responses to “Hora de juntar os cacos

  1. Só não entendi a questão do item 1 “haverá guerra civil na cidade”….guerra civil de quem?…desde quando o palmeiras tem torcida suficiente pra fazer guerra civil? Desde quando o Kleber é fora de série, jogador espetacular? É um atacante trombador e olhe lá. Para se ter idéia, os ídolos do time hoje, que são Kleber e Valdivia, ganharam que titulo de expressão para o Palmeiras? Acho que estão supervalorizando o Palmeiras, é um time competitivo, mas nada além disso. Nunca que é um elenco para ser campeão de algo. Para de pagar 1 milhão pro felipão todo mes e contrata jogador, até porque nem Luxemburgo, nem Muricy e nem Felipão deram jeito nesse time, ninguém percebeu isso ainda.

  2. Sou palmeirense e não acredito que havia ordem do Felipão para jogarem mal, até mesmo porque não acredito que fariam essa sacanagem com os torcedores que foram ao estádio e como próprio Palmeiras.
    Concordo plenamente com o desânimo dos jogadores, porque qual jogador não iria desanimar com o enorme roubo do jogo passado, que, por sinal, desclassificou injustamente o Palmeiras !?
    Serão contratados mais jogadores para suprir a necessidade do time atual e preencher as vagas que seram abertas ao longo do campeonato.

    O JOGO

    Não queria acreditar que era o Palmeiras que estava jogando. Estavam todos abatidos.
    Não vamos aqui menosprezar o Coritiba, pois o recorde do palmeiras não foi batido atoa. 24 vitórias seguidas e 28 de invencibilidade é para time bem entrosado. Mesmo assim, o jogo deveria ser competitivo, o que não foi. Me lembro que do 5° e 6° gol o Palmeiras não reagiu, não foi com raça na bola, esperou que a bola viesse ao seus pés para contra-atacarem, mas isso não aconteceu e o coritiba marcou (olhem os lances novamente para conferirem).

    O que aconteceu ontem, ao meu ver, é reflexo da injustiça que aconteceu com o Palmeiras no domingo (como disse o blogueiro aqui, TODOS SABEM DISSO), por isso os jogadores entraram desmotivados. Mas não estou justificando a derrota elástica que sofremos e sim falando o que eu vi do próprio jogo. Por mais que seja difícil entrar em campo com essa frustração do jogo roubado de domingo, os jogadores deveriam se concentrar mais para o jogo contra o coritiba, que também seria uma grande decisão.

    Enfim…
    O Palmeiras vai estar revigorado e, como sou Palmeirense até o fim, ainda acredito na vitória do meu time.
    6 x 0 para o Palmeiras no Pacaembu. Vamos para os pênaltis e o Marcos vai agarrar 2 vezes.

    Abraço nação Alvi-Verde.

      • eu entendi mto bem o que ele disse, só acho q está errado, acordem pra vida, o time do palmeiras é medonho, tem como ídolo um cara q é reserva as vzs nem convcado pra seleção chilena e vcs preferem acreditar que sempre é culpa do juíz , vcs assistem tv? todos concordaram q danilo foi imprudente, na band e na sportv todos concordaram com expulsão dele, só na globo q ele achou q amarelo estava bom , mas aainda assim vcs preferem fechar os olhos e cravar que foi “roubo”, então ta todo mundo que analisa futebol dia e noite errado e vcs torcedores certos? entendi, ainda por cima dizer q tomou 6 do coxa prq foi roubado contra corinthians? e profissionalismo fica onde? o campeonato é outro vale vaga na liberta, “ai to tristinho prq perdi pro corinthians, vou tomar 6 do coxa hj” pior desculpa q ja vi, o time é medíocre. ponto

  3. Ta vendo os palmeirenses acham que são italianos, nobres, poderosos, seria comico se não fosse tragico o seu comentario ( “você trabalha numa empresa. Rala que nem um condenado. Tem uma participação impecável(LEANDRO AMARO, JOAO VITOR, TIAGO HELENO, LUAN) “)

    Não vou me expressar muito, mas por isto que vcs perderam em segunda torcida de spaulo para o spaulo e estão perdendo toda a rivalidade que tinha com o corinthians para o spaulo, apesar de tudo vcs acham que são ainda engomadinho, a academia…
    ANOTE AI VOCÊS INFELIZMENTE VERÃO O NOME MUDAR PARA BOTAGUESA(MISTURA DE BOTAFOGO (CHORORO)COM PORTUGUESA(TIME QUE SE APEQUENOU)

    ÁCORDEM GENTE AINDA DA TEMPO!!!!

  4. Excelente texto… rsrsrsrsrs… mas como tem curintiano cuzão que paga pau para nós !!! Os caras ao invés de ficarem lendo as noticias do monstrinho (Dentinho + Monstro) e as panicats, ficam pagando um pau pra nós e comentando… kakakakakakaaka…
    Palmeiras… por isso que te amo… por que vc é invejado, odiado etc…
    Viva o Palestra !

  5. detalhe inda estou tentnado achar a “roubalheira” de que tanto falam no jogo contra corinhians, deve ter sido ter sido aqueles 4 penaltis que o juiz marcou pro corinthains né? ou talvez os 2 gols mal anulados pelo bandeirinha do palmeiras neh? quem sabe aquelas centenas de impedimentos não marcados nos ataques do corinthians

  6. HAHAuhuauhahua, o time toma de 6 do coxa e a culpa ainda assim é do corinthians e da arbitragem, ?AUHAAAUAHUA

    “jogadores de alto nível como marcos assunção” HUAAHuahuahua piada isso né? uhahuauhahauhau, batedor de falta agora virou “jogador de alto nível” e o valdivia deve ser outro craque na sua cabeça tb né? ganhou 1 paulistinha a torcida botou o cara no altar, agora ta vendo quem ele é. um jogador comum, mas que se acha muito mais do que é, vai fazer fírula e se machuca, ta pior que o ronaldo no corinthians, joga 1 jogo fica 10 no DM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s