Os alvinegros do Paulista

Os estaduais são, talvez, os campeonatos que mais mudam o regulamento. Então minha ideia de fazer uma retrospectiva de finais Santos e Corinthians não vai dar exatamente certo. Alguns anos tivemos pontos corridos, outros não…vamos fazer então uma retrospectiva de campeonatos em que esses clubes ficaram em 1º e 2º…


Corinthians campeão, Santos vice:
1928
1929 –Corinthians campeão invicto, Santos em segundo junto com a Ponte Preta
2009 –Corinthians campeão invicto

Santos campeão, Corinthians vice:
1955
1956
1962 –Pelé artilheiro pela sexta vez seguida (foi de 57 até 65)
1968
1984 –Serginho Chulapa artilheiro

ps: Houve em 1930 – época do amadorismo – um título estadual vencido pelo Corinthians sobre o Santos na Vila Belmiro. Em 1935 o Santos devolveu sendo campeão – já na era do profissionalismo – em cima do Corinthians no Parque São Jorge. Depois, lá em 1939, outra vez o Corinthians foi campeão na Vila Belmiro. Mas em nenhuma dessas ocasiões o adversário, seja ele Peixe ou Gavião,  foi vice do outro. Lembrando que o regulamento era outro.

______________________________________________________________________

No retrospecto de partidas, o Corinthians tem vantagem. A diferença de campeonatos nem é tão grande: o Santos ganhou 5 campeonatos em cima do rival, o Corinthians 3. São dois apenas de diferença e quatro dos títulos foram naquela época absurda do Santos Futebol Clube.

Em 2009 o Corinthians tinha um ótimo time, excelentes jogadores e um gênio, Ronaldo – que machucou os santistas com aquele golaço na final. Ganhou o Paulista e também a Copa do Brasil. O ano de 2010 foi parecido pro Santos, mesmos títulos inclusive. Mas com mais gols, mais badalação e mais craques. O Peixe tinha uma estrela também (sem comparações, por favor): Robinho!

Os times do Parque São Jorge em 2009 e da Vila Belmiro em 2010 não são difíceis de comparar, mesmo com algumas diferenças. Mano Menezes tinha no primeiro um time mais estável e bem trabalhado. Dorival Júnior tinha no segundo um time de garotos, de craques, que tomava muitos gols mas fazia mais ainda…encantador!

O jogo de hoje:
Em 2011 os dois se encontram na final. Neymar e Ganso passaram de promessas que ainda se adaptavam a realidades, a craques do campo e bola. Elano joga, Arouca e Léo não. O Corinthians vem inteiro, com a vantagem de disputar um campeonato só – e por isso menos desgastado. Moradei provavelmente entra no lugar de Alessandro para abraçar Neymar e não largar. Vai ser uma boa briga. Apimenta o clássico aquele tsunami de boatos (boatos!!!) sobre Ganso no Corinthians.

Um bom jogo para nós todos….

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s