Os estaduais são, talvez, os campeonatos que mais mudam o regulamento. Então minha ideia de fazer uma retrospectiva de finais Santos e Corinthians não vai dar exatamente certo. Alguns anos tivemos pontos corridos, outros não…vamos fazer então uma retrospectiva de campeonatos em que esses clubes ficaram em 1º e 2º…
Corinthians campeão, Santos vice:
1928
1929 –Corinthians campeão invicto, Santos em segundo junto com a Ponte Preta
2009 –Corinthians campeão invicto
Santos campeão, Corinthians vice:
1955
1956
1962 –Pelé artilheiro pela sexta vez seguida (foi de 57 até 65)
1968
1984 –Serginho Chulapa artilheiro
ps: Houve em 1930 – época do amadorismo – um título estadual vencido pelo Corinthians sobre o Santos na Vila Belmiro. Em 1935 o Santos devolveu sendo campeão – já na era do profissionalismo – em cima do Corinthians no Parque São Jorge. Depois, lá em 1939, outra vez o Corinthians foi campeão na Vila Belmiro. Mas em nenhuma dessas ocasiões o adversário, seja ele Peixe ou Gavião, foi vice do outro. Lembrando que o regulamento era outro.
______________________________________________________________________
No retrospecto de partidas, o Corinthians tem vantagem. A diferença de campeonatos nem é tão grande: o Santos ganhou 5 campeonatos em cima do rival, o Corinthians 3. São dois apenas de diferença e quatro dos títulos foram naquela época absurda do Santos Futebol Clube.
Em 2009 o Corinthians tinha um ótimo time, excelentes jogadores e um gênio, Ronaldo – que machucou os santistas com aquele golaço na final. Ganhou o Paulista e também a Copa do Brasil. O ano de 2010 foi parecido pro Santos, mesmos títulos inclusive. Mas com mais gols, mais badalação e mais craques. O Peixe tinha uma estrela também (sem comparações, por favor): Robinho!
Os times do Parque São Jorge em 2009 e da Vila Belmiro em 2010 não são difíceis de comparar, mesmo com algumas diferenças. Mano Menezes tinha no primeiro um time mais estável e bem trabalhado. Dorival Júnior tinha no segundo um time de garotos, de craques, que tomava muitos gols mas fazia mais ainda…encantador!
O jogo de hoje:
Em 2011 os dois se encontram na final. Neymar e Ganso passaram de promessas que ainda se adaptavam a realidades, a craques do campo e bola. Elano joga, Arouca e Léo não. O Corinthians vem inteiro, com a vantagem de disputar um campeonato só – e por isso menos desgastado. Moradei provavelmente entra no lugar de Alessandro para abraçar Neymar e não largar. Vai ser uma boa briga. Apimenta o clássico aquele tsunami de boatos (boatos!!!) sobre Ganso no Corinthians.
Um bom jogo para nós todos….