Arrumando a casa…

Faz tempo que não falo do São Paulo aqui… realmente nada de muito interessante tem acontecido por lá estes dias.

As semifinais do Paulista com derrota para o Santos (time melhor, apesar de que no clássico qualquer um pode se dar bem), a Copa do Brasil caminhando. A vitória sobre o Avaí com gol contra de Revson, enfim, notinhas de rodapé.

A meu ver, será o novo dono da zaga tricolor

Chamo novamente a atenção para o Tricolor paulista por um motivo: começa a arrumação da equipe para o Brasileirão. Momento importante do ano, passados alguns meses já deve se ter uma boa idéia do que pode ser modificado ou não. Diretoria e comissão técnica devem, sem descuidar da Copa do Brasil, se preparar para a competição mais importante do ano para o clube. Ainda há pontas para aparar, mas de modo geral, o São Paulo não é um clube que sofra grandes reformulações de um momento para o outro. As mudanças são graduais, mesmo quando mais amplas (bem que isso poderia se aplicar a politica do clube também…).

O time já tem uma cara pré-definida e (a menos que o treinador Paulo César Carpegiani perca o emprego) e deve jogar com variações já conhecidas pelos torcedores. As maiores mudanças devem ocorrer na zaga (com a saída de Alex Silva e talvez de Miranda, o time fica muito enfraquecido neste setor. Rhodolfo se mostrou uma ótima opção, mas Xandão Luis Eduardo e Bruno Uvini ainda são incógnitas) e na frente, com a provável entrada de Luís Fabiano na frente, encerrando a época de dois atacantes rápidos bem abertos (geralmente Dagoberto e Fernandinho ou Marlos).

Observamos esta preocupação com a próxima competição quando analisamos as noticias mais recentes. A rescisão de Fernandão (num acordo entre clube e jogador) e as possíveis saídas de Cléber Santana, Marlos e Junior César, estes por empréstimo. Todos não estavam sendo aproveitados e tinham salários bem elevados. Acho uma pena a saída de um jogador do nível do ex-Internacional e Goiás, mas as vezes as coisas realmente não funcionam. Acho até que foi mal utilizado pelo Carpa, mas só quem vê os treinos poderia palpitar sobre isso.

Gosto do futebol dele, mas com lesões e poucas chances, perdeu espaço.

Tentar enxugar o elenco é uma maneira de diminuir possíveis aborrecimentos diários (como o descontentamento de jogadores que não atuam) e otimizar a folha salarial. No caso do clube, há muitas opções num setor e poucas noutro, e é bom ver a diretoria buscar este tipo de equilíbrio. O elenco de modo geral é bom, mas ainda não se configura, para mim, como um time que dispute algum titulo importante nesta temporada. Além dos  já citados e de Rogério (que é Rogério afinal, dispensa comentários mais profundos), Rivaldo parece pronto para assumir mais responsabilidades no time, Ilsinho ainda oscila mas apresentou melhoras, Juan já não treme mais na marcação e, principalmente, Carlinhos Paraíba e Dagoberto estão em ótima fase. Lucas e Casemiro ainda precisam de uma sequência de boas apresentação, mas já passaram da fase de promessas. São titulares em qualquer formação da equipe hoje. Pena que Jean e Rodrigo Souto tem rendido muito aquém do esperado este ano, ainda mais o Jean que vinha em franco crescimento. Sobre o Marlos eu já desisti… manda ele de volta para o juniores e vai treinar fundamento lá em Cotia até aprender!!

Há dias que 1x0 com gol contra é goleada...

Acho que se o time passar pelo Avaí na Ressacada, pode sim crescer, aproveitando-se das mudanças e do ânimo novo que o ambiente recebeu. Resta ainda saber sobre contratações para o segundo semestre (não espero uma sacolada de jogadores, talvez um nome mais famosos, mas fora isto, nada grande… aprendi a ver o JJ como econômico e as pequenas exceções apenas confirmam a regra) mas em todo caso o ambiente do time parece tranquilo nestes dias. Agora é focar na Copa do Brasil para não voltarmos com um principio de crise de Santa Catarina…

POR YURI MOLEIRO

Anúncios

One response to “Arrumando a casa…

  1. Também lamento a saida do Fernandao. jogou bem contra o cruzeiro na libertadores e num classico contra o palmeiras e só, mas podia render muito mais se não fosse a lesão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s