Começa o Brasileirão!!

Aguardado ansiosamente por muitos (eu inclusive) começa o Campeonato Brasileiro de 2011.

Será a competição dos Estádios em reforma, dos jogos no interior e dos craques vindos da Europa ( e das promessas que um dia irão para lá).

Serão 20 times, disputando o título em 38 rodadas. A primeira ocorre neste sábado, às 18h30min. A priori, os 4 primeiros vão à Libertadores, os quatro últimos caem para a Série B, e do quinto ao décimo segundo, há vagas na Sulamericana. O último campeão foi o Fluminense, os rebaixados do ano passado foram Guarani, Vitória, Goiás e Grêmio Prudente/Barueri/cidade que pagar mais, e os promovidos foram Coritiba, América-MG, Bahia e Figueirense.

Não vou reiterar minhas criticas com relação ao calendário, já bem conhecidas de quem frequenta o blog, mas ressalto que quando falamos desta competição, devemos ter algo em mente: MARATONA!!!

Uns chegam...

É disso que se trata, sem mais! A fórmula de pontos corridos privilegia este tipo de atuação e mentalidade. Vemos muitas equipes dispararem no começo e ficar para trás, vemos equipes crescerem na reta final e degustarem posições melhores, mas geralmente vence o mais regular, constante e equilibrado dos times.  Perder pontos no começo e tentar arrancar depois pode ser fatal, e começar a todo gás sem ferramentas para mante-lo só serve para aparecer na mídia e levar fama de cavalo paraguaio. Para  que estes acidentes não aconteçam são necessários, a meu ver, dois elementos básicos: planejamento e elenco.

...outros não!

Planejamento para que o clube não precise se remodelar totalmente durante a competição. Isto gera um gasto gigantesco financeiro e psicológico, além do tempo necessário para dominar uma nova ordenação do trabalho. Trocas de treinadores, comissão técnica e esquema tático, devem ser feitas – quando necessárias – nas primeiras rodadas, ou ao menos, o mais cedo possível. Retardar mudanças ou mesmo não faze-las para não atrapalhar o andamento do clube, acreditando que mais a frente a insistência será recompensada, não costuma dar resultado.  Pode ser um verdadeiro tiro no pé!! É preciso sensibilidade para detectar quando e onde alterações devem ocorrer numa equipe.

Elenco pois, numa série de jogos tão vasta, com alguns clubes ainda envolvidos na Copa Sulamericana depois da 18ª rodada, não há grupo que aguente!! Por melhor que seja o preparo (e sabemos que sem pré-temporada, estarão todos longe do melhor) contusões e desgaste físico serão normais. É preciso contar com ao menos 17 jogadores capazes de corresponder em jogos decisivos (que a rigor, são todos) sem perder qualidade e sem o treinador ter que realizar grandes alterações táticas.

Algum time esta respaldado hoje por estas duas garantias?

A meu ver, nenhum.

Mas temos aqueles mais preparados do que outros… e que podem se acertar no primeiro quarto do campeonato, tempo limite a meu ver. A janela de transferência do meio do ano deve ser crucial para muitas equipes.

Como o palpite também é um esporte muito divertido, meus favoritos são Flamengo e Internacional. Santos e Cruzeiro podem chegar. E você? Em quem aposta?

Quem leva?

POR YURI MOLEIRO

P.S: Começa também nesta sexta-feira a Série B. Vamos ficar de olho e sempre que coisas interessantes ocorrerem, podemrão acompanhar aqui no Blog!!

2 responses to “Começa o Brasileirão!!

  1. Os craques do exterior que ouçam… melhor ficar por aí. O meu Botafogo precisa de base forte para ser de novo e eternamente o GLORIOSO. Comprem nada não, nós podemos fazer aqui mesmo os melhores craques. Que o Seedorf nunca venha a não ser depois de aposentado para ser professor para nossa garotada. Hummm… talvez nem isso. De aposentados tragam o Branco, o Roberto Carlos, o Gerson, o Ronaldo, o Lúcio, o Tafarel, e todos estes de glória do futebol brasileiro para ensinar os fundamentos do futebol para nossa criançada. O Botafogo tem que parar de investir em vacas sagradas e criar as suas próprias.

  2. Difícil para todos!

    Como você bem disse será preciso ser regular se quiser ser campeão. Não basta explodir no início e faltar perna depois. Contudo, isso não vem sozinho. Elenco e Planejamento bons, como você mesmo disse, é necessário. Não acho a fórmula de disputa ruim, acho a quantidade de jogos absurda para muitos dos times considerados pequenos. Mas nem adianta criticar, afinal todo bom entendedor de futebol preverá as palavras que eu disser.

    Vamos pra guerra! Como Palmeirense, não estou tão confiante, mas talvez é bom entrarmos com os pés no chão, nada de oba-oba ou holofotes. Vamos pianinho, com as peças que vamos ter, com a raça e a vontade que nunca deverá faltar ao espírito alviverde, e com a visão, que está meio embassada ultimamente, admito, do nosso Big Phil.

    Não arrisco nenhum palpite agora. Vou esperar até a décima quinta rodada para poder ter uma visão realmente.

    Scoppia, Palestra!

Deixe um comentário