Animal na jaula

É nessas horas que a gente aprende muito do país em que vivemos. Se está esta merda que está, muito se deve a nós mesmos. E, claro, num paisinho de terceiro muito, em que se valoriza muito mais quem dá dinheiro rápido do que quem pode transformar a população, os tais ricaços se acham acima da lei – como muitas vezes são.

Edmundo teve uma carreira meteórica. Saiu de um time pequeno, como quase todo mundo daquela safra de ouro da década de 1990, e merece um busto em quase todos os clubes pelos quais passou. Corinthianos e Palmeirenses nem discutem que ele foi um animal dentro de campo, horando as duas camisas, assim como Vascaínos e Flamenguistas. E realmente foi, dentro de campo não havia – nem nunca houve – ninguém igual a ele. Além da raça, ele tinha o faro do gol. Ele sabia fazer gol e fazia com maestria. Batia falta, cabeceada, até marcava as vezes. Isso ninguém discute.

Porém, o que a população em geral não entende é na hora de defender ou incrimiar a pessoa Edmundo. Eu, como palmeirense, arrepiei em 2007 quando gritei na geral do Parque Antártica “au au au Edmundo é animal” 11 anos depois de ele enlouquecer a massa verde. Ele é meu ídolo, dentro de campo. Porém, ele está sendo acusado de homicídio.

Ora, que a justiça no Brasil é tardia e falha, isso é publicamente conhecido. Que faz mais de 10 anos que esse processo tá rolando e só agora alguém resolveu se mexer, é vergonha, claro. Mas ele dirigiu embriagado, matou pessoas, deu cerveja a macaco, fora todos os outros crimes que não vieram a público.

Agora, só porque o cara é um exímio jogador, porque é famoso, porque é figura pública, temos que defendê-lo? Não. Não acho que seja por aí. As figuras públicas, os formadores de opinião, têm mais responsabilidades que nós, “anônimos”. Acha que a vida é isso? Só ganhar dinheiro, pegar mulherada? Só “meus direitos, meus direitos”? E os seus deveres, rapá?

obs: Neymar, o Müller foi muito mais jogador que você, ganhou muito mais dinheiro, fama e títulos do que você e hoje mora de favor. Se cuida.

Anúncios

3 responses to “Animal na jaula

  1. Nunca que a passagem do Edimundo pelo Flamengo foi boa. Além duma briga desgraçada com o Romário e uma desestruturação total do time, o ano de 95 (centenário) foi marcado por um excelente 21º lugar no Brasileiro.

    Nem Carioca ganhamos naquele ano. A coisa mais marcante que ele fez em 95 foi esse atropelamento aí

  2. Verdade… Nós somos todos egoístas: queremos ter só para nós, desejar só para nós, os outros não podem ser felizes, enquanto eu estiver feliz, tudo bem. E não é bem assim que coisa deveria funcionar, mas funciona. A mesma coisa vale para os invejosos anti-Barcelona’s, Messi’s, Neymar’s e companhia. Só porque o time é diferenciado, formador de jogadores diferenciados que um monte de gente vai torcer para o menos favorecido, o pobre coitado e vítima do “destino”; ou vai dizer um monte de asneiras em uma determinada situação sobre um ícone diferenciado. Acredito que o Neymar deve provar mais do seu futebol, mas creditar sempre sua fama no cai-cai é um argumento tão falido quanto a mente que o redige.

    Mas falando sobre o Edmundo em sí… Devemos analisar os fatos, se houve intenção na morte, como aconteceu o caso e tudo o mais. Eu confesso que tinha esquecido desse episódio, por isso dou-me o direito de pesquisar novamente, ver as fitas de segurança, analisar a vida do jogador antes do ocorrido e tudo o mais. Que ele tinha fama de um cara nervoso em campo, stressado e polêmico nas entrevistas, ah isso é o que menos importa. O que importa é saber se houve a intenção ou não, porque fazemos ou dizemos coisas sem intenção, ou com o significado totalmente diferente do que pretendíamos. Posso ser até ingênuo, mas para mim as coisas são assim: não podemos julgar o livro pela capa.

    Sobre a menção ao Neymar: muito bem colocado, Chiquiarce. Ele que não se cuida.

  3. Boa escolha das fotos.
    E esse PS ai é completamente Arce, ou seja, palmeirense chato!
    Não por ser santista, mas nunca que o Müller foi mais jogador que ele. Ganhou mais dinheiro porque o Neymar ainda ta em começo de carreira e tem pouco tempo de milionário! Sei la, meno Arce, beeeeeeeeeeem menos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s