Magrão, Doutor, Sócrates Brasileiro

O momento é de tristeza, acima de tudo de tristeza. Saio um pouco agora do meu corpo de santista, deixo só a alma de apaixonado por futebol. Hoje, boleiros e boleiras, perdemos Sócrates. Mais um do degrau mais alto do futebol brasileiro e mundial que vai antes de nós.

Deveriam proibir a morte de grandes ídolos. O Doutor Sócrates, inteligente e politizado, seria um bom líder para essa campanha. Mas, como ainda podem seguir a vida normalmente, mostrando a todos que, apesar de alcançarem feitos grandiosos, ainda são humanos. Como nós.

O fardo maior de Sócrates era sua doença infeliz, o alcoolismo. A doença enfraqueceu o Doutor e venceu. Pior para nós, que perdemos. Foram três partidas, Sócrates venceu as duas primeiras, na terceira foi derrubado.

O Doutor Sócrates não era atleta. Sim, ele era médico, algo muito incomum no futebol. Mas em campo mesmo…não era atleta. Era um jogador elegante, de pouca correria, de toque classudo, de precisão e inteligência. Não era atleta, era um boleiro gigantesco, da melhor espécie! E, melhor ainda, de uma inteligência (dentro e fora de campo) magnífica.

Como não admirar um cara que lidera, em plena ditadura, a Democracia corinthiana?! E que entra em campo, junto com os colegas, com uma faixa “Perder ou ganhar, mas sempre com Democracia”!? E que se articula politicamente, expressa suas opiniões com firmeza e convicção. Ou, pelo menos, expressava. Sócrates transcendeu o Futebol.

Algo raro no futebol, uma mistura de inteligência corporal, exteriorizada com os lençóis, lançamentos perfeitos, toques de bola precisos, assistências geniais,  passes de calcanhar que, segundo ele, eram uma ferramenta para deixar seu jogo mais rápido; com uma inteligência mental, vista em um jogador de futebol que também era médico, com opiniões políticas, grandes ideias, grande defensor do futebol e da democracia.

Ídolo por onde passou, no Botafogo de Ribeirão, Corinthians, Fiorentina, Flamengo, Santos, Magrão marca os clubes com a sua personalidade forte e presença marcante dentro [e fora] de campo. Foi no Corinthians que houve a maior identificação e idolatria. Na Seleção jogou duas Copas, foi capitão e líder maior daquela artística e mitológica Seleção de 82.

Podem falar o que quiser, dizer que eu não sou mais santista, ou que eu sou um traidor, toda essa bobagem de quem pensa pequeno, mas hoje eu não torço mais contra o Corinthians (só hoje, beleza?), vou torcer para o time da Democracia do Doutor ser campeão. Uma homenagem merecida.

Enquanto isso não acontece, o Doutor Sócrates deixa nosso mundo. Imagino que saia tranquilo, por ter parado de sofrer, por saber que continua existindo dentro dos fãs de futebol do Mundo inteiro, e é por isso que imagino esse nosso ídolo nos deixando com os braços abertos e correndo, como costumava comemorar seus maravilhosos gols.

Atualização:
Fiorentina vai entrar em campo de luto, Brasileirão vai ter um minuto de silêncio.

Atualização 2:
Caso o título do Corinthians venha a ser campeão hoje, será uma homenagem do clube Corinthians, não desse time e dessa diretoria. Sócrates não era bem quisto no Timão ultimamente. Isso, claro, porque ele é a contestação, ele não é o mainstream de Ronaldo e Andrés que andam de mãos dadas com Ricardo Teixeira.

Anúncios

2 responses to “Magrão, Doutor, Sócrates Brasileiro

  1. Muito bom o post, Bruno. Precisamos de mais torcedores assim, que deixam as rivalidades de lado e que sabem apreciar o bom futebol!

  2. Justa homenagem. Parece q antigamente era mais fácil ter ídolo do futebol, e não ídolo de time (quem não queria o doutor no time?).
    Mas ainda quero o Palmeiras jogando água no chopp. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s