Essa gente que não tem jeito!

Estão compartilhando no facebook uma imagem que mostra salários de gari, professor, bombeiro e sei lá mais o que comparando esses salários com o do Neymar, e achando que o craque ganha um absurdo. Que preguiça! Falando que o craque ganha 1 milhão e 500 mil reais pra chutar uma bola. 1º são 3 milhões. 2º 90% dos jogadores de futebol ganham salários normais, entre 2 e 10 mil reais…dos outros 10% são raros os casos como o do Neymar, que só ganha tudo isso porque ele tem visibilidade e carisma o suficiente pra ser garoto propaganda de mil marcas e ganhar dinheiro com isso.

Trecho da tese de doutorado de A.S.Damo: Do Dom à Profissão.

Fazer sucesso, ser bem sucedido no sentido mais amplo, é uma ofensa no Brasil – como já disse Tom Jobim. Não se devia comparar um salário de um gari e de um professor ao do Neymar e falar que o salário do menino é absurdo. Os salários gigantes, sim!, se justificam. Se o número de jogadores que tem capacidade física, talento e técnica para jogar como querem dirigentes e torcida é pequeno, se apenas 4 ou 5 pessoas no mundo inteiro têm essa capacidade, a oferta é minúscula e a procura é absurdamente grande. Além disso, se um jogador tem esse nível de excelência esportiva, em uma sociedade do espetáculo e da mídia como a que vivemos, ele terá uma capacidade de propaganda extraordinária, que em geral é aproveitada, gerando milhões em contratos.
Oferta e procura, que dá o tom do mercado mundial, e mídia/propaganda, que está tão presente em nossa sociedade que sustentam e dão lucro aos canais de TV, portais de internet, revistas, jornais, enfim, são as duas bases dos salários gigantescos no futebol, que por sua vez não são absurdos. Nem um pouco absurdos.

O que não se justifica é um gari, um operário, uma doméstica, um professor, enfim, ganharem tão pouco. Quando fizerem um infográfico mostrando esses absurdos, ai sim eu assinarei embaixo. Enquanto falarem que um jogador de futebol ganha muito pra “chutar uma bola”, eu só posso fingir ser piada a ignorância.

Anúncios

3 responses to “Essa gente que não tem jeito!

  1. Pingback: FUTEBOL E MEMÓRIA·

  2. Oferta e procura e mídia são justificativas idiotas? Como você justifica, então, o Mercado mundial (baseado em oferta e procura) e as Televisões (que tem suas verbas e lucros todas na mídia, na propaganda)?

    Tenho ensino fundamental, mas não foi lá que eu aprendi a pensar.

  3. Que justificativa mais idiota .Voce tem ensino Fundamental?voce diz para não comparar e compara ,Vc é um desaculturado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s