P e l é

Rei, água do futebol…Pelé!
Tudo executado no mais próximo possível da perfeição: velocidade, mudança de direção em alta velocidade, dribles longos, dribles curtos, objetividade, passes longos, passes curtos, chutes de pequena distância, chutes de longa distância, domínio de bola, matada no peito, cabeceio, cruzamento, posicionamento, precisão, força descomunal, criatividade, frieza e respeito ao adversário misturado a uma crueldade sádica fazendo-os derrotados.

Além do falecido João Paulo II, Pelé é o único que não recebe legendas com o seu nome quando aparece na TV. Não é preciso contar pra ninguém quem é ele, todos sabem. É o rei do futebol, é o atleta do século XX, é aquele que ganhou três Copas do Mundo – as três primeiras do Brasil -, é aquele que ganhou duas Libertadores e dois Mundiais pelo Santos FC, a maior estrela daquele que foi talvez o melhor time da História – junto a Coutinho, Pepe, Zito, Mengálvio, uma constelação. Esse tal Pelé, que todos sabem que é, foi cercado ao fazer o milésimo gol – de pênalti, pra todo mundo saborear –  e que fez do seu último jogo um ritual de passagem, ajoelhando no centro do gramado e tudo.

Ele pode não saber o que falar muitas vezes, pode não saber falar sobre futebol – apesar de tentar -, mas isso é típico dos gênios. Para ele era tão fácil jogar futebol com perfeição, era tão natural driblar cinco adversários e humilhar o goleiro; para esse gênio absoluto foi tão casual fazer mais de mil gols…como um ser humano (humano?) desse assimilaria táticas e esquemas no seu cérebro já muito ocupado pela genialidade corporal.

Não para por ai! Ao contrário de Garrincha, sem querer ser polêmico, Édson soube fazer dele um ícone, cuidou da saúde, cuidou da família, cuidou da carreira. Cercou-se de profissionais que cuidavam de seu dinheiro, da sua imagem, dos seus compromissos. Podemos dizer que com ele começam os jogadores astros, com assessores de imprensa, de imagem, e todos esses apêndices que as estrelas do campo têm hoje em dia. Édson soube cuidar do Pelé! Édson é o maior fã do Pelé.

Eu digo com toda a certeza possível: Maradona, Romário, Ronaldo…qualquer um desses pode ser o melhor jogador da História. Talvez Maradona seja o melhor entre os três. Pelé não…porque Pelé não é humano, Pelé não pode ser humano. Ele é hors concours, com ele não se pode competir: Pelé está num pedestal inalcançável, e de lá assiste aos humanos se digladiando. Não há como ser diferente, afinal, ele é a água que nutre o futebol, é o Rei.

Anúncios

4 responses to “P e l é

  1. Perfeito, Jeuken.
    Incrível como você amadureceu sua forma de escrever nesse texto.
    Totalmente imparcial e livre das paixões.
    Até eu que não sou tão fã do Edson gostei de saber do Pelé.
    Parabéns!

    • Caralho, Arce! Muito legal você falar isso.
      Gostei bastante do seu elogio, mesmo! Significa muito pra mim.
      Alias, tenho que te agradecer por manter o blog vivo hahahahhaha =)

      Obrigado de novo, cara. xD

  2. Perfeito Jeuken !

    Eu esperava ler algo sensato em relação ao rei em qlqr veículo de comunicação que fosse.
    Na verdade não sei a sua opinião em relação à comparação e até possível superação do Rei pelo 10 Argentino do Barcelona.Mas acredito,ao analisar seu texto,que pareces ser uma das pouquíssimas pessoas hoje ao redor do mundo que possui um poder de análise real e imparcial.

    O que eu vejo é um movimento que chego a acusar de mundial para eleger um novo Rei,uma necessidade desnecessária e infundada por parte de toda a imprensa que quer por que quer simplesmente eleger um novo Rei.Acontece que a maioria das pessoas,a grande massa,é facilmente induzível por aquilo que é passado para nós pela TV e acaba vendo as coisas mas não enxergando de verdade,as coisas deturpadas!

    O que está se fazendo beira,em minha humilde opinião,a insanidade,o puro suco da ignorância!

    As pessoas (Imprensa) não estão analisando Lionel Messi,ela estão misturando o Argentino com o Barcelona e tentando montar um Monstro…que não existe!

    O problema é que nem todos acreditam em monstros e alguns,ao contrário dos induzíveis,podem e devem questionar !!!

    Veja bem,não discordo de que Messi seja um craque,ele o é sim! Mas nem de longe é melhor que o Pelé! Na verdade ele não é melhor que Maradona,Zico e Zidane,para estes ele podería apenas limpar as chuteiras! Para o Pelé,ele não podería nem olhar!

    As pessoas não estão vendo o Messi jogar,elas estão vendo o Barcelona ensinando como se joga futebol e estão confundindo as coisas…

    Qual parâmetro está se usando para comparar o Messi com qlqr que seja? Ele nunca jogou em outro clube,em outro tipo de campeonato! Nunca jogou bola de verdade por sua seleção!

    O Pelé não foi humano,o que ele fez em épocas em que a “foice” comia solta,em que a bola era mais pesada que o Neymar,que os uniformes tinham quase o peso de um cachorro pequeno,em uma época em que não havia fortalecimento muscular ou treinamentos avançados e específicos como hoje,numa época em que as chuteiras não pesavam gramas como hoje e eram de tachas…é absolutamente inexplicável e um mero humano não podería fazer o que este fez!

    Segue o link de uma “discussão” minha com um blogueiro do Canelada (site de futebol).E veja o pq a imprensa está no nível que está…Não sou o dono da verdade,só peço que analisem as coisas como devem ser analisadas e não sob a pressão da maioria ou da grande imprensa!

    http://canelada.com.br/caneladas-sortidas/messi-messi-messi/

    Por isso é muito bom ler alguma coisa sensata e plausível de vez em quando,
    Parabéns!

    Pelé Eterno !!!

    Obs;
    Lembrando que não sei seu time e na verdade nunca havia lido qlqr post seu,por isso meu texto não é direcionado à vc ou qlqr outra pessoa física ! Fica aqui apenas o modo de ver de um sujeito simples!

    Em relação a vc eu apenas dou parabéns pelo texto concordando ou não com minha linha de raciocínio! O texto dedicado ao Pelé está fantástico!!!

    • Legal demais que você tenha gostado, cara. Muito obrigado mesmo pelos elogios!

      Concordo com tudo o que você falou, cara. E te digo, esse movimento generalizado de procurar um novo rei é pura mídia, jogadores que são “novos” qualquer coisa (novo Rei, novo Maradona, novo Messi…já ouvi essa de novo Messi, acredita?) dão muito ibope, dão audiência. Querem convencer a gente que tal jogador é o novo tal. Novo Pelé é o que mais tem né? Desde o Robinho já falavam isso, besteira pura!

      Muito bom seu comentário, gostei e concordei. Mas fazer o que, cadê vez estamos mais entregues à mídia do espetáculo, e o futebol não escapou. Jogadores que não ganharam nenhuma Copa, mutiso que nem jogaram, sendo comparados ao Pelé, ou o Messi que só joga no time perfeito do Barcelona (diferente do Maradona que carregou o Napoli nas costas) sendo comparado ao Diego M. e ao Pelé.

      Absurdos dos nossos tempos!

      Continue comentando ai, cara. Obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s