Barcelona e Chelsea

Nós perdemos. Não nós torcedores do Barcelona, nós que assistimos e gostamos de futebol.
De um lado o clube de um bilionário excêntrico, que usa o futebol para lavar dinheiro, obcecado pela Champions League. Time montado indo às compras, usando todos os milhões  do dono, comprando sem escrúpulos jogadores por todo o Mundo. Tentando comprar tradição, a única veia do time é o dinheiro.
De outro, um time que trabalha seus jogadores nas categorias de base, que desde cedo propõe uma filosofia de jogo ofensivo, requintado, com posse de bola e passes perfeitos. Um time ligado à Catalunha, com todas as veias e artérias ligadas ao lugar, à política e com um histórico de combate aos desmandos de Madrid. O Barça! Tradição, trabalho, investimento desde a base, times que jogam juntos a muito tempo e que são salpicados por contratações bem pensadas e analisadas, com cuidado.

O primeiro time, o Chelsea, pegou o Barcelona na final. Se fechou absolutamente nos dois jogos, principalmente no segundo, quando colocou todos os jogadores dentro da área em um anti-jogo – que era a única opção. Ao treinador e jogadores, só resta o parabéns, porque foram muito raçudos, deram o sangue pelo time e pelo campeonato, o Torres até fez gol!, o gol que degolou o Barcelona. Meu problema não é com o time, é com a filosofia!

Porque se o time que tem como filosofia gastar os milhões, bilhões, de um dono, que lava dinheiro no futebol, sem comprometimento nenhum com o esporte ganha de um time que tem como filosofia lapidar e desenvolver seus jogadores desde criança, pensando e executando um futebol quase perfeito, bonito e ofensivo, enfim…se isso acontece, quem perde é o futebol. Quem perde somos nós. E já começamos a perder agora, porque seja qual for o adversário da final, vai pegar um Chelsea completamente desfalcado e que mesmo completo seria muito pior que o Barcelona. Já começamos perdendo no 19 de Maio, e vamos perder muito mais a longo prazo!

Voltamos no tempo, boleiros, voltamos pro tempo dos brucutus!

________________________________________________________________

Esse Barcelona foi tricampeão espanhol, esse ano vai perder pro Real Madrid, principalmente depois de perder em casa esse sábado. O Barcelona foi campeão da Champions League em 2009 e 2011, agora caiu nas semi-finais em 2012. O Barcelona não ficava sem ganhar 3 partidas seguidas desde 2003 (salvo engano) e agora ficou. O contrato do Guardiola está para acabar, talvez ele não renove.
O Barcelona áureo que a gente pode acompanhar começou sua decadência?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s