Se não for corinthiano, seja como um corinthiano

Melhor escrever de cabeça fria. Por isso eu esperei.
Se escrevesse ontem, eu iria falar mal de cada um dos jogadores do Santos, do Muricy, ia sobrar até pra quem nem entrou em campo. E pra quê? Se um médico salva tua vida em 2011 e em 2012 ele receita um analgésico errado você vai cuspir na cara dele? (tomara que na sua cabeça você tenha respondido “não” hahaha).

Pois é. O Santos chegou em uma semi-final – que em um país que só o título importa não vale nada, mas na verdade é muita coisa – e o mais provável aconteceu: perdeu para o Corinthians. Jogou pior os dois jogos, apesar de ter tentado de tudo (o time e o Muricy). É um time que depende demais de um jogador muito jovem, ainda sendo lapidado. Isso até queima o cara às vezes. O Messi, na idade do Neymar (e até na do Ganso), não era a estrela máxima, não tinha peso nas costas pra carregar. Ele foi lapidado para ser o que é hoje. Isso atrapalha muito o Santos. O Corinthians, por outro lado, sem estrelas, é um time extremamente bem treinado, com o elenco fechado, eficiente, experiente e frio.
Fato é que, comparando a proposta de jogo de cada um, a do Corinthians funcionou melhor e foi melhor executada.

Marcaram até a sombra de todos os santistas, souberam fechar o meio, escalaram um goleiro confiável (finally), um time experiente com os tranquilíssimos e frios Emerson e Danilo. Decisivos. Não disperdiçaram as chances que tiveram. Fosse 0 a 0 na Vila, o Santos passaria…não foi o caso. Se o 1 x 0 se mantivesse por mais tempo, o jogo seria completamente diferente…não foi o caso. Eu acertei o resultado, mas preferia ter errado. Só que não tinha como errar, o Corinthians estava pleno em seu trabalho.

Agora, como eu disse no facebook, os santistas não podem pedir a cabeça de ninguém. Ninguém! Até porque o clube vai passar um mês sem Neymar, Ganso e Rafael, Alan Kardec vai embora…ai já viu, né?
Os santistas tem que aprender com os corinthianos: perderam para o Palmeiras em 2000 e seguiram dando apoio, perderam ano passado antes da fase de grupos para o minúsculo Tolima, seguiram apoiando, perderam o Paulista e da mesma forma apoiaram. Hoje eu sai na rua com a camisa do Santos e ouvi “ta corinthiano hoje, hein…usando camisa depois de desclassificado”. É esse o espírito!

A diretoria do Santos tem que repetir uma prática do Corinthians (de 2011): bancar todo mundo! Sairam Ronaldo e Roberto Carlos por outros motivos, a diretoria não cortou ninguém. O time seguiu, e o mesmo time seguiu inteiro depois de perder o Paulista. Mais importante ainda: bancaram o Tite. Depois disso tudo, deram segurança para o treinador continuar o trabalho. Pouco tempo depois ele já ganhou – junto com os jogadores – um Brasileirão e está em uma inédita final de Libertadores – passando bem na primeira fase, ganhando épicamente do Vasco e desclassificando o Santos badalado e estrelado.

Santistas, não cuspam no prato que vocês comem e vão seguir comendo até que a morte os separe. Não cuspam no médico que salvou sua vida por conta de um analgésico errado. Calma! Vistam a camisa e parem de ser bananas.

E corinthianos, parem com essa história de “Chupa, Santos”, “Chupa, Neymar”. Ganhar se referindo violentamente ao adversário é o que mais me incomoda quando o Santos ganha do Corinthians, não façam o mesmo. O momento é do time e de vocês, que torcem. A frase tem que ser “Vai, Corinthians”

E ficam duas frases de epílogo:

“Para o leão é uma refeição perdida, para a zebra é questão de vida ou morte”

e

“La copa se mira…y no se toca”

Me siga no Twitter

Anúncios

4 responses to “Se não for corinthiano, seja como um corinthiano

  1. Isso me lembra o Flamengo de campeão brasileiro de 2009 em novembro/dezembro.

    Em março/abril do ano seguinte, por não ir tão bem assim na primeira fase da Libertadores (mas classificando) e por não conseguir ir pra final do primeiro turno do carioca, torcida ficou cabreira e começou a cobrar de forma ridícula os três principais responsáveis pelo título do ano passado: Adriano, Petkovic e Andrade (técnico). Este caiu, entrou o Luxa, Pet foi afastado por treta com a diretoria e Adriano desgastado com a torcida foi embora pro Roma.

    Isso sem contar o resto do elenco que foi se ferrando também por conta disso. Flamengo é bagunça, fazer o quê?

  2. Santos sempre poha!
    Perdemos pro curintia más faze oq?
    Eles jogaram melhor e fizeram por merecer!
    Abras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s