Um Bom Dia

Tem alguma coisa queimando…

Bom dia aos leitores do Futebol e Memória!

Meu nome é Pedro Fuscaldo, mais conhecido como Pescaldo, e, a convite do Jeuken, postarei uma coisa ou outra por aqui de vez em quando.

Como ele me liberou pra postar sobre o que eu quiser, reservo-me o direito de escrever sobre a minha grande paixão: automobilismo. Alguns poderiam dizer que essa é a segunda paixão do brasileiro, mas não é bem verdade. A segunda paixão do brasileiro é aquela que tem um brazuca ganhando alguma coisa. Já foi o automobilismo (ou melhor: Fórmula 1), hoje é o MMA.

Eu tenho verdadeiro apreço pela Fórmula 1, principalmente aquela praticada nas décadas de 70 e 80 quando tudo era mais simples e (bem) mais perigoso. Não que a era moderna me enfade, mas tem coisas daquelas épocas que resplandecem nos olhos.

Começo, então, falando de uma das rivalidades mais bacanas da F1: Niki Lauda e James Hunt. Esses dois pilotos, em 1976, protagonizaram uma temporada eletrizante, além de se portarem como dois antagonistas em atitudes e posturas. Enquanto que Hunt, arrojado, tinha uma postura completamente devassa ao ponto de fazer uma suruba na madrugada que antecedeu o GP de Fuji daquele ano, Lauda era um piloto bastante cerebral e com uma postura mais contida em relação a tudo. Tinha mais: Lauda pilotava a tradicional Ferrari e Hunt era piloto da McLaren, uma das rivalidades entre equipes mais acirradas da história.

Apesar de Lauda ter disparado na frente nas quatro primeiras corridas da temporada, Hunt conseguiu um retorno triunfante durante a temporada e levou o título por um ponto na última corrida (a da suruba) quando chegou em terceiro e Lauda teve que abandonar, permanecendo com seus 68 pontos.

Apesar de não ter havido nenhuma morte em 76, a temporada ficou marcada pelo acidente espetacular que Niki Lauda sofreu na décima corrida no GP da Alemanha em Nuburgring que o tirou das duas corridas seguintes. Durante a segunda volta da corrida, Lauda perdeu o controle do carro depois de realizar uma curva em alta velocidade para a esquerda. O carro ricocheteou para o lado contrário e foi direto no guard-rail.

Com a pancada, o carro voltou para a pista já em chamas, o capacete de Lauda foi arrancado com o impacto e seu rosto ficou exposto às chamas. Com a ajuda de quatro pilotos (Ertl, Lunger, Merzario Edwards) que pararam seus carros para socorrê-lo, Lauda conseguiu ser resgatado. Os veículos de segurança demoraram cerca de 10 minutos para chegarem até o local da batida e então prestarem os primeiros socorros.

O mais espetacular é que, ainda tratando de suas queimaduras, Niki Lauda voltou para as pistas duas semanas depois para terminar de disputar o campeonato. Nesse período, Hunt conseguiu um quarto lugar e uma vitória, o que o ajudou a ficar próximo de Lauda no campeonato (até a pancada, Lauda tinha 5 vitórias contra 2 de Hunt). Talvez por ainda tratar dos ferimentos na segunda metade da temporada, Lauda não conseguiu repetir o desempenho apresentado na primeira metade e Hunt, além de ter vencido o GP da Alemanha em que Lauda se acidentou, venceu mais 3 corridas, além de ter pontuado mais que o rival. Dessa forma, um dos mais boêmios pilotos que a F1 já teve conseguiu o seu único título mundial.

Em breve um filme sairá contando a história dessa temporada. “Rush” deve sair ano que vem e tem o Chris Hemsworth no papel de Hunt.

Anúncios

3 responses to “Um Bom Dia

  1. Curti, Pescaldo!
    O texto tava todo divertido falando da rivalidade dos dois, engraçado até, dai de repente ficou tenso com a história do acidente e tal. Na medida! E achei fera essa história dos pilotos ajudarem estar no post (eu mesmo não sabia de nada disso) pq grande parte das pessoas santifica o Senna por uma situação dessas como se ela fosse única na F1.

    Valeu pelo post!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s