A volta do Boleiro

A era dos locautes (lo.cau.te/sm (ingl. lockout) Coligação de patrões que, em resposta à ameaça de greve de seus operários, fecham as oficinas ou empresas e não admitem nenhum trabalhador enquanto não chegam à solução da questão em debate.) no esporte americano (NBA 2011/2012 e agora na NHL 2012/2013) tende a deixar um legado muito diversificado, muito além de melhores acertos financeiros para duas das maiores ligas esportivas do pais.

Em diversos estados americanos, entre eles Texas e California – com uma grande mercado esportivo e um grande celeiro do esporte universitário – a cada dez crianças americanas entre 8 e 12 anos, sete preferem praticar o “soccer” ao Baseball. A pesquisa foi feita especificamente com o baseball, esporte de grande apelo,com uma liga riquissima (a MLB) e com campeonatos disputados desde as High Schools. Com a globalizacao e a imigracao nos EUA, o interesse publico pelos esportes ditos “americanos” vem decrescendo (devagar, mas talvez irreversivelmente…).

A MLS (Major League Soccer, que organizar a principal competição de futebol do pais), já em 2011 se tornou a terceira liga esportiva com maior média de público do país (ainda bem atrás da NFL e da MLB, mas a frente de grandes ligas como a NBA). Não entrarei no mérito do tamanho das arenas… claro que cabe muito mais gente num estadio de futebol do que numa arena de basquete ou numa de hóquei, mas em nenhum das ligas foi constatada lotação de capacidade, nem maior procura por ingressos do que a oferta. Hoje o esporte atrai grande estrelas internacionais com seus altos salários e conquista novos mercados (já é transmitida em mais de 28 países). Beneficiada pelos tropeços das outras ligas, o interesse pelo soccer se desenvolve com o crescimento de sua principal competição. Já tem 80% mais receita do que na sua criação e registra o assombroso aumento (para um pais com o “pé no freio” econômico) de 7,2% ao ano.

Com um nivel técnico cada vez melhor, com mais times na competição (inicialmente haviam 10, hoje há 19, entre eles alguns canadenses, uma segunda divisão e pelo menos 5 times a serem “acolhidos”).

Com mais público, praticantes e competitividade, logo mais devem se equiparar ao campeonato mexicano (talvez não em lotação de estádios, já que o mexicano tem a quarta maior média de publico do mundo e a MLS tem a nona, ambos a frente do Brasil… mas em nível técnico).

Não dou 10 anos para isso.

Por Yuri (B)Moleiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s