Último funil

Image

Foram sorteados hoje os confrontos das semi-finais da Champions League. Se esperávamos (pelo menos eu esperava) dois clássicos nacionais: Real x Barça; Bayern x Borussia, nos frustramos.

Mas, por outro lado, se vamos ter Real Madrid x Borussia e Barcelona x Bayern, podemos ter um clássico na final, que é bem mais emocionante. Jogo único, valendo título. Mas vamos com calma, primeiro as semi-finais. Duas mudanças apenas com relação ao ano passado: o Borussia ao invés do Chelsea – Barça, Real e Bayern também estavam entre os quatro de 2012 -, e o fato de agora ser o Barcelona a enfrentar os alemães, não o Real.

Barcelona x Bayern
Na Alemanha todo mundo odeia o Bayern – menos os torcedores do clube, claro. É uma mistura do tipo de ódio que, no Brasil, se sente dos sãopaulinos. Só que forte como o ódio que se sente dos corinthianos. Mais ou menos isso. Então, para o delírio da moçada, os caras já são campeões do alemão desse ano com antecedência, melhor defesa e ataque fatal, quase não perderam, uma campanha histórica. Na Champions, foram vice em 2010 (contra a Inter), pararam nas oitavas em 2011 (de novo contra a Inter), foram vice mais uma vez em 2012 (contra o Chelsea). A fama de amarelão começa a rondar, mas eles querem o ano perfeito: o alemão já foi, a Copa da Alemanha está encaminhada, a tríplice coroa é um objetivo possível.

O Barcelona entra como favorito em qualquer jogo. Algumas vezes mais; outras, menos. Nesse caso, menos, bem menos. Ano passado o clube entrou como favoritíssimo contra o Chelsea, deu no que deu. A diferença é que o Bayern, nós sabemos, tem muito mais futebol, muito mais bola, muito mais recursos que os blues. Por isso, acho que o Barça não enfrentará uma rolha na defesa, provavelmente jogarão ambos de igual para igual. O que torna o jogo mais interessnate e deixa o resultado mais aberto a possibilidades. Mesmo sem título, mesmo sem chegar à final, o Barcelona já fez história: é o primeiro time a chegar às semi-finais seis vezes seguidas. O Real da década de 50 ganhou cinco títulos seguidos – portanto, chegou a cinco semi-finais – mas, nas quartas de final do que seria a sexta semi consecutiva, perdeu para o rival maior, o próprio Barça. Clube este que nos últimos anos revezou: semi (08), campeão(09), semi(10), campeão(11), semi (12), e agora chega a mais uma semi. Se seguir a sequencia será campeão. Será?

Real Madrid x Borussia 

O Borussia desde 1999 é o time com maior média de público da Bundesliga – e, se não me engano, do Mundo. A MÉDIA passa de 80.000 torcedores por jogo. É incrível. O paredão amarelo assusta, mas, infelizmente, não pode acontecer na Champions, que obriga os torcedores a ficarem sentados durante o jogo. Uma pena. Bi-campeões (2011 e 2012) do alemão, perderam o tri para o Bayern, campeão incontestável de 2013. Ainda assim, a temporada é boa. Não é pouco voltar a disputar uma semi-final de Champions League. Os amarelos entram como coadjuvantes, mas podem surpreender, como fez o Chelsea ano passado. Elenco eles tem, vontade não falta.

O Real Madrid, em si, não precisa desse título para se afirmar como grande, não ganhar esse título não abala o clube. Mesmo em jejum de Champions, o clube já tem 9 taças, é o maior campeão da história. Mas não é só isso que conta, todos sabemos. Primeiro que o técnico é o José Mourinho, obsessivo, workaholic, ele quer absurdamente ganhar esse título com o Madrid. Seria seu terceiro título de Champions, seria seu “cala boca” aos críticos, seria sua cadeira cativa no hall dos grandes técnicos. Segundo: o Real não ganha mais o espanhol esse ano, só uma catástrofe tira esse título do Barça,  não vai acontecer; por isso, um título tradicional e importante como a Champions League salvaria a temporada. Para encerrar, esse seria o décimo título, algo grandiosíssimo demais para não ser desejado.

Já pensou seu time com dez Libertadores?

Palpites

Ano passado fiquei babando por uma final Real x Barça. Não rolou, fiquei frustrado, sonho com isso até hoje. Então, dessa vez, não vou dar palpites. Mas não me assustaria ver Borussia x Bayern em Wembley.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s