Existe O melhor?

É muito complicado precisar, sem a paixão das torcidas, qual é o melhor time da cidade, do país, do Mundo. Não! O melhor clube! O melhor time é mais difícil ainda, porque dai seguem a comparar o Santos do Pelé com o Barcelona do Messi, que de tão distantes no tempo são quase dois esportes diferentes. É anacrônica a comparação. Eu falo de clubes. Bragantino, Ponte Preta, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, São Paulo, Ceará, Bahia, Flamengo…Barcelona, Bayern, Real Madrid, Manchester…

Mas e ai, o que faz um clube melhor? Títulos? É o que parecem dizer os sãopaulinos: “Seis, três, três!”, ter conquistado três libertadores – por mais que o Independiente tenha sete delas – e três mundiais faz do São Paulo, pelo menos no Brasil, o melhor time entre todos. Mas como valorizar só os títulos? E a torcida? E o desempenho para marcar esses gols? E a estrutura física? E tem mais: como comparar times de países diferentes, de continentes diferentes? O Manchester United tem três Champions League, assim como o São Paulo tem três Libertadores. E ai, como fica? 

Descartamos os títulos, infelizmente. Por mais que eles sejam uma altíssima honra, por mais que a torcida alcance o êxtase vendo seu time ser campeão, por mais que o número de títulos premie bons trabalhos. Dois fatos eliminam esse critério: a incomparabilidade com clubes de outros países e continentes e o fato de nem sempre o melhor time conquistar o título, fazendo com que o troféu turve nossa visão. Holanda de 74, Hungria de 54, Brasil de 82, a lista é longa. 

Outros dizem que o que faz o melhor clube é a torcida. Os corinthianos gostam dessa. Mas é complicado dizer isso. Por mais que a torcida seja capaz de alterar o resultado, ela não faz parte do futebol em si, do campo e bola, não faz parte da tática de um clube nem nada do tipo. A torcida é o que há de melhor no futebol, mas não é ela que torna um clube melhor ou pior. A torcida torna um clube maior ou menor. Dai podermos dizer que o Flamengo e o Corinthians são maiores que o Santos, apesar do Santos ter mais títulos. A torcida faz a grandeza de um clube, não a qualidade dos times que passaram por ele.

Dai que concluo o seguinte:

O Santos é o melhor time da história do futebol e eu posso provar:

Todo jogo tem um objetivo, o do futebol é fazer gols. Podem falar que é a vitória, mas é muito comum um time perder tendo feito vários gols, gols bonitos, e a torcida aceitar normalmente a derrota. Graças causa aos gols, claro! Da mesma forma, muitos times, com exemplos recentes e até um exemplo clássico: a seleção de 94, ganham por vitória simples, empatam muito, muitos 0 a 0, e a torcida tripudia, ainda que com um título. Mesmo com título de Copa do Mundo! Quantos não preferem a seleção de 82 à de 94? Eu sou um deles.

Então temos que o objetivo maior e a maior alegria do futebol é o gol. O que também é provado pelo “jogar bola” dos amadores: dez minutos ou dois gols. O futebol é o gol, quem faz mais gols é melhor. Quantos mais gols um time faz, melhor ele é. Golear é catártico, um time que goleia faz a semana da sua torcida. O “olé” é gritado quando um time já fez muitos gols. Um time pode dominar a partida, se o outro fizer mais gols o que contará serão eles: os gols. 

E gol tem em todo lugar. Se o critério for número de gols podemos comparar clubes de continentes diferentes, de planetas diferentes se preciso for. De épocas diferentes, inclusive. Comparando o número de gols, é possível comparar o Santos do Pelé com o Barcelona do Messi porque não vamos comparar dois futebóis diferentes, o Santos estará com os times da sua época assim como o Barcelona com os times da sua. Dai, do número final de gols, tiramos quem foi relativamente o melhor. E tem mais! 

Clube são centenários, times duram cada vez menos tempo. Mas todos os times que passaram pela Vila Belmiro são do Santos Futebol Clube, assim como todos os times do Parque São Jorge são do Corinthians. Portanto, o número de gols total dos clubes define quem é o melhor clube de toda a história do futebol. 

O Santos, que fez seu gol número 12.000 no dia 01/02/2014 e o clube com maior número de gols no Mundo. Mesmo sendo muito mais jovem que muitos grandes clubes europeus.

E isso vem de longe, faz tempo que ninguém passa o Santos, faz tempo que o Santos se mantém no topo do número de gols do Mundo.

Lance em 2012

Odir Cunha em 2010

Gol 12000

Mesmo no Brasileiro, o Santos é o clube que mais fez gols

Anúncios

One response to “Existe O melhor?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s