História

Rei, água do futebol…Pelé!

Tudo executado no mais próximo possível da perfeição: velocidade, mudança de direção em alta velocidade, dribles longos, dribles curtos, objetividade, passes longos, passes curtos, chutes de pequena distância, chutes de longa distância, domínio de bola, matada no peito, cabeceio, cruzamento, posicionamento, precisão, força descomunal, criatividade, frieza e respeito ao adversário misturado a uma crueldade sádica fazendo-os derrotados.

Além do falecido João Paulo II, Pelé é o único que não recebe legendas com o seu nome quando aparece na TV. Não é preciso contar pra ninguém quem é ele, todos sabem. É o rei do futebol, é o atleta do século XX, é aquele que ganhou três Copas do Mundo – as três primeiras do Brasil -, é aquele que ganhou duas Libertadores e dois Mundiais pelo Santos FC, a maior estrela daquele que foi talvez o melhor time da História – junto a Coutinho, Pepe, Zito, Mengálvio, uma constelação. Esse tal Pelé, que todos sabem que é, foi cercado ao fazer o milésimo gol – de pênalti, pra todo mundo saborear –  e que fez do seu último jogo um ritual de passagem, ajoelhando no centro do gramado e tudo.

Ele pode não saber o que falar muitas vezes, pode não saber falar sobre futebol – apesar de tentar -, mas isso é típico dos gênios. Para ele era tão fácil jogar futebol com perfeição, era tão natural driblar cinco adversários e humilhar o goleiro; para esse gênio absoluto foi tão casual fazer mais de mil gols…como um ser humano (humano?) desse assimilaria táticas e esquemas no seu cérebro já muito ocupado pela genialidade corporal. Sem contar que, nesses casos, quem fala é o Édson, o Pelé é perfeito e intocável, um divindade.Não para por ai! Ao contrário de Garrincha, sem querer ser polêmico, Édson soube fazer dele um ícone, cuidou da saúde, cuidou da família, cuidou da carreira. Cercou-se de profissionais que cuidavam de seu dinheiro, da sua imagem, dos seus compromissos. Podemos dizer que com ele começam os jogadores astros, com assessores de imprensa, de imagem, e todos esses apêndices que as estrelas do campo têm hoje em dia. Édson soube cuidar do Pelé! Édson é o maior fã do Pelé.

camisa 10 branca do Santos e a amarela da Seleção sentem saudade do seu verdadeiro e único dono e mestre. Esse ser humano alcançou um nível de excelência jamais alcançado no esporte, parece (e talvez seja) heresia compará-lo a um Schumacher, um Federer, qualquer outro grande ícone esportivo fica pequeno perto de Pelé. Porque, em simbiose com a camisa 10, esse mineiro caipira fez mágica, verdadeiros milagres, driblou incontáveis adversários, fez 1285 gols, entre eles o famoso gol de placa que deixou um estádio inteiro boquiaberto, o gol eterno da Copa de 58, e muitos tantos que fariam desse texto um livro . Pelé não tem comparação com nenhum outro esportista porque transcendeu o esporte, porque por mais de uma vez, diante de olhos atentos, deixou sua condição humana para flutuar em campo, atravessando adversários como fosse um Deus, com a bola grudada nos pés para dar passes perfeitos ou, como era mais frequente, fazer gols – a finalidade essencial do futebol.

Eu digo com toda a certeza possível: Maradona, Romário, Ronaldo…qualquer um desses pode ser o melhor jogador da História. Talvez Maradona seja o melhor entre os três. Pelé não…porque Pelé não é humano, Pelé não pode ser humano. Ele é hors concours, com ele não se pode competir: Pelé está num pedestal inalcançável, e de lá assiste aos humanos se digladiando. Não há como ser diferente, afinal, com 1285 gols, 3 Copas do Mundo, 2 Libertadores, 2 Mundiais, 10 campeonatos paulistas, 6 títulos nacionais, vinte e duas artilharias, maior artilheiro da Seleção Brasileira e da história do futebol, e outros tantos títulos, recordes, gols de placa, enfim, por tudo isso ele é a água que nutre o futebol, é o Rei.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s