Meninos da Vila (1978)

Fonte: Terceiro Tempo - Que fim levou

Em pé: Gilberto Sorriso, Flávio, Antônio Carlos, Zé Carlos, Neto e Nelsinho Baptista. Agachados: Nílton Batata, Toninho Vieira, Juary, Pita e Claudinho

Esse ai é o time que jogou a final do Paulista de 78 contra o São Paulo no Morumbi. Foi o time campeão. O time que deu novos ares para um Santos viúvo daquele outro time, o do meio da década de 50 até o comecinho dos anos 70. É a primeira geração dos Meninos da Vila.
O time tinha alguns remanescentes da década de ouro, como o tricampeão do Mundo Clodoaldo. Mas aos poucos uma meninada da base foi entrando no time e as coisas foram dando certo.  Chico Formiga, o técnico, explica a origem do nome dessa geração:

“O nome Meninos da Vila acabou pegando porque sou mineiro e, lá, temos o costume de chamar os garotos de meninos. Assim, quando me perguntavam do time, eu respondia que os meninos estavam bem”.

E pegou mesmo, o nome ta ai até hoje! Naqueles idos, destaque para Pita (a quem Ganso é muito comparado), Juary, João Paulo e o galã Nílton Batata…eu também acrescento Aílton Lira, mas ele não era da base – veio da Caldense em 76.  Atendo-se aos Meninos, com eles o Santos voltou a ter visibilidade internacional, com futebol vistoso, volumoso, bonito e eficiente.

Aquele Paulista foi longo, quase interminável, em três turnos, foi acabar só em Junho de 1979. Nas finais, o Santos passou pelo Guarani e na final pegou o São Paulo, que tinha eliminado o Palmeiras.  Agora prestem atenção na confusão da final:
Os times precisavam ganhar dois jogos. O Santos ganhou o primeiro por 2 a 1; no segundo jogo, o 1 a 1 levou a uma terceira partida. Por ter melhor campanha, o Peixe poderia jogar pelo empate, o São Paulo teria que ganhar no tempo normal E na prorrogação! Faz sentido um negócio desses? Enfim, regulamento posto, o jogo ficou 2 a 0 para o São Paulo, mas como a prorrogação ficou 0 a 0 o título ficou para o Santos.

E ai você vai me dizer: “Pow, Bruno! O time é lembrado por um título PAULISTA e que foi ganhado desse jeito ai…chorado!”. E eu digo: SIM! Mas não é assim que a banda toca, como diria o poeta. Vejamos:
Foi o primeiro título depois da era Pelé e, mais que isso, com esse time o Santos voltou a jogar bonito, a marcas gols aos montes – muitos deles belíssimos. Pita lançava com perfeição, fazia gols de falta e de fora da área, jogava com elegância. Juary era um centroavante baixinho, mas muito rápido e preciso, quase não perdia gols – foi o artilheiro do campeonato com 29 tentos. Nílton Batata era ligado na tomada, frenético, driblador que só ele e, dessa forma, encantava torcidas de todos os clubes (ficou conhecido também por ser bonitão…vai entender!). João Paulo era da mesma forma fantástico e Aílton Lira era o maestro (infelizmente não jogou nos jogos finais). Chamava atenção também nesse time o tricampeão Clodoaldo (mesmo não sendo mais tão menino). Outro agravante foram as convocações para a Seleção. Mesmo sem nenhuma Copa do Mundo (assim como Falcão, Sócrates, Zico e companhia limitada também não tem e são grandes craques e ídolos), os Meninos da Vila jogaram muito na Seleção Canarinho, muito mesmo. E todo mundo concorda que um campeonato disputado do começo de 78 até junho de 79 – com uma Copa do Mundo no meio – teve duração suficiente para os Meninos da Vila provarem para todo mundo que assistia o quanto eram bons.
Se liga no elenco histórico daquele ano:
Goleiros
: Vitor e Flávio;
Zagueiros: Antônio Carlos, Joãozinho, Neto;
Laterais: Dê, Fausto, Fernando, Gilberto Sorriso, Nelsinho Baptista, Valdemir;
Meio-campistas: Aílton Lira, Cardim, Clodoaldo, Gilberto Costa, Nélson Borges, Pita, Rubens Feijão, Toninho Vieira, Zé Carlos, Zé Roberto;
Atacantes: Célio, Claudinho, João Paulo, Juary e Nilton Batata.

Anúncios

3 responses to “Meninos da Vila (1978)

  1. Juary foi para a Itália e nunca mais voltou. Nelsinho está no Japão treinando o Reysol. Nilton Batata foi para o México e Pita para o São Paulo.

  2. Pingback: Especial do Centenário – 100 anos de Santos (1) | FUTEBOL E MEMÓRIA·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s